Câmara entrega Medalha ao Mérito Esportivo

Hugo Duppre fez a saudação a Picuruta Salazar

“Hoje, se o surfe no Brasil e no mundo é reconhecido como esporte, como estilo de vida e inclusão social para inúmeras pessoas – além de indústria que gera empregos e riquezas –, devemos também estas conquistas ao nosso homenageado Picuruta Salazar”.

A afirmação foi feita pelo vereador Hugo Duppre (PMN), na noite de sexta-feira (07), na Sala Princesa Isabel, da Câmara de Santos, ao saudar o surfista Alexandre Salazar, o Picuruta.

Picuruta, junto com os atletas Marcelo Henrique Gazolli Veronez, João Paulo de Freitas e Reginaldo Ramos, o Palito, receberam a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo, por meio de decreto legislativo de autoria do vereador José Lascane (PSDB).

Como a indicação de Picuruta foi feita por Hugo Duppre, o vereador José Lascane o convidou para fazer a saudação, abaixo na íntegra:

“Senhoras e Senhores,

Sinto-me muito feliz no dia de hoje em ver os esportistas de nossa cidade sendo reconhecidos, o que muito me orgulha como esportista e representante desta Casa de Leis.

Coube a mim saudar Alexandre Salazar, o Picuruta, que é o maior colecionador de títulos, nacionais e internacionais, em sua especialidade, o surfe.

Foram 152 competições em que conquistou o primeiro lugar.

Entre suas principais vitórias, Picuruta é Bi-Campeão Mundial de Longboard, o famoso pranchão, e por três vezes sagrou-se vice-campeão mundial.

É nove vezes Campeão Brasileiro Profissional – mesclando competições de pranchão e prancha modelo mini.

Picuruta foi 14 vezes eleito o melhor surfista do ano, até ser escolhido por revistas especializadas como o surfista da década.

Um título inédito obteve por ter surfado no Rio Amazonas a maior onda do mundo, com 43 minutos de duração.

Por tudo que conquistou no surfe, Picuruta hoje retribui preparando as novas gerações de surfistas, na sua Escolinha que mantém no Quebra-Mar, junto ao Parque Municipal Roberto Santini.

Este invejável currículo não deixa dúvidas sobre a oportunidade de receber esta justa homenagem, por meio da Medalha de Honra ao Mérito Esportivo, pois Picuruta haverá de ser sempre lembrado como exemplo de atleta exemplar.

Ele sabe a importância da família, do treinamento diário e da disciplina técnica para atingir resultados.

Gostaria, contudo, neste breve pronunciamento, de salientar o contexto histórico em que Picuruta consolidou sua carreira profissional.

Afinal, muito mais que baterias e disputas homem a homem que venceu dentro d’água – em mares de todo o planeta –, Picuruta travou uma batalha cotidiana, nas ruas, contra o preconceito de um esporte que, na época em que começou a praticar, sequer era reconhecido como tal.

Voltemos um pouco aos anos 70 – quando o garoto Picuruta se equilibrava nas ondas do Canal 1, acompanhado dos irmãos Almir e Lequinho, este precocemente falecido – e a quem neste momento rendo uma singela homenagem, pelo pioneirismo no surfe.

Hoje, se o surfe no Brasil e no mundo é reconhecido como esporte, como estilo de vida e inclusão social para inúmeras pessoas – além de indústria que gera empregos e riquezas –, devemos também estas conquistas ao nosso homenageado.

Picuruta. Com sua garra, sua perseverança, seu exemplo de vida, seu amor à família, você ajudou e continua ajudando a transformar a sociedade por meio do esporte.

Você é um exemplo, meu amigo!

Parabéns, Picuruta Salazar!”

Gabinete: R. XV de Novembro, 103 – 2º andar, Sl. 09
Tels: (13) 3219.6391 / 4211.4100 Ramais 4117 / 4172 (Mariana)
hugoduppre@camarasantos.sp.gov.br
Assessoria de Imprensa – Luiz Carlos Ferraz – MTb. 2045
Tels. (13) 3284.2373 / 9147.6668.