Câmara entrega medalha "amigo dos morros"

Sessão Solene aconteceu na Sala Princesa Isabel

Curtir

Foi entregue na última sexta-feira, dia 11/04/08 a medalha "Amigo dos Morros". A propositura é de autoria do vereador Manoel Constantino por meio de Decreto de Rosulução concedida anualmente a uma pessoa física e jurídica que tenham merecido a distinção, pela relevância dos seus trabalhos junto a comunidade dos Morros do Município de Santos. A sessão solene aconteceu na Sala Princesa Isabel. Confira abaixo o discurso do vereador Manoel Constantino.

Discurso do vereador Manoel Constantino

Sr. Presidente;
Sras. e Srs. Vereadores.

Nivaldo de Oliveira Santos, nasceu em Santos, a 27 de maio de 1955, sendo um dos 8 (oito) filhos do casal  Osvaldo Manoel dos Santos e Zailde de Oliveira Santos, ambos de Aracaju. Casado com Valéria de Medeiros Santos, com quem o Sr. Oliveira, como é conhecido, tem dois filhos: Vanessa de Medeiros Santos, casada com Estevam  e Rodolfo de Medeiros Santos.

Oliveira trabalhou no Porto 24 anos, desde o ano de 1974 a 1998, hoje,  aposentado pela Codesp.

Em 09 de outubro de 1997 fundou a Cooperart, Cooperativa de Trabalho dos Artífices Portuários de Santos, com o propósito de gerar condições de trabalho. Iniciou com apenas 20 (vinte) cooperados e, hoje conta com 600 (seiscentos) cadastrados. Em novembro de 2007, iniciou junto à Cooperart os trabalhos com as mulheres, tendo hoje, 180 (cento e oitenta) cooperadas cadastradas.

Em 1997 e 1998 começou a fazer os trabalhos de atividades nos 17 (dezessete) morros de Santos, na intenção única da preservação do meio ambiente e melhores condições de vida à esta população. Nesse momento, Oliveira demonstrava seguir os ensinamentos de Platão, quando indicava o caminho da solidariedade como forma de assegurar uma convivênvcia social, justa e harmoniosa.

Das obras realizadas pela Cooperart, nos 17 (dezessete) Morros da cidade, podemos destacar:
serviço permanente de limpeza das encostas dos morros, evitando deslizamentos em dias de chuva e proliferação de ratos. Este é um serviço muito delicado, que exige cuidados especiais e utilização de cintos e cordas de segurança, devido a inclinação dos terrenos;
drenagem e serviços diversos;
escavação, construção e restauração de galeria de águas pluviais;
confecção de grades de ferro, reparo e desobstrução de caixa de passagem;
execução de calçadas e sarjetas;
confecção de caixa de contenção de lixo;
construção de muro de arrimo;
 construção de muro de contenção, para garantia de segurança dos moradores e transeuntes;
construção de escada em concreto;
impermeabilização de piso em concreto armado;
impermeabilização de encosta;
colocação de lixeira em alvenaria;
reforma em Praças, com reparos em mesas e bancos;
reforma e conservação do Posto da Polícia Militar no Morro São Bento;
serviços de manutenção na E.M.E.I. Cyro de Athaíde de Carneiro, no Morro da Nova Cintra.

Vale salientar  que, a Cooperart já realizou diversos trabalhos em nossa região, Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão.

Além das obras executadas na Cooperativa,  o Presidente Oliveira, também luta pela parte social dos morros: auxiliando creches, pessoas que encontram dificuldades, pessoas com problemas de vícios,  ajuda a integrar na sociedade indivíduos que por qualquer motivo já cumpriram alguma pena.

Com esse trabalho, Oliveira nos passa a lição de que, a  vida é essencialmente uma escola, só cresce nesta escola aquele que combate o seu orgulho e o substitui pela qualidade indispensável ao aprendizado, que é fazer ao próximo o que se deseja para si mesmo.

A humildade permite uma constante avaliação pessoal dos nossos procedimentos  diários, permitindo a correção quando houver erro. A humildade  verdadeira e a simplicidade permitem a prática de todos os preceitos concernentes ao amor ao próximo, à caridade.

Se cada um quiser contribuir para uma ordem social mais justa, para um mundo melhor, deverá observar a ação do nosso homenageado, Oliveira, que  substituiu em sua vida o falso ideal do egoísmo, próprio do ser humano, pelo ideal da solidariedade.

Com esse gesto, Oliveira nos ensina que, nós nos aperfeiçoamos como pessoas quando criamos encontros com as realidades que nos nordeiam.

Neste momento, vamos aplaudir de pé, nosso homenageado, Nivaldo Oliveira Santos, merecedor desta honraria, “Medalha Amigo dos Morros”, criada pela Resolução n° 87, de 01 de abril de 2004, de autoria deste Vereador.

Manoel Constantino
Vereador PMDB (Líder do Governo)