Câmara debate enfrentamento às drogas

Consumo entre crianças e adolescentes cresce

O consumo de drogas entre crianças e adolescentes foi alvo de discussões durante audiência pública promovida pela Câmara na tarde do dia 17/11/10. O encontro que aconteceu na Sala Princesa Isabel, foi intermediado pela Comissão Permanente de Defesa da Criança e do Adolescente, que tem como presidente o vereador Geonísio Pereira Aguiar, o Boquinha. “O problema vem atingindo a sociedade santista e nosso objetivo é propor políticas públicas de enfrentamento”, disse Boquinha.

Conduzida pelo vereador, a mesa de trabalhos foi composta pelo promotor de Justiça da Infância e Juventude de Santos, Carlos Alberto Carmello, além de  representantes da sociedade civil que atuam diretamente na defesa da criança e do adolescente e no combate às drogas. Na ocasião, o promtor de Justiça informou que tramita na Vara, um inquérito civil para acompanhar as  políticas públicas já existentes no município.

A gerente do CAPS – Centro de Álcool e Drogas Infanto-Juveil de São Bernando do Campo (SP), relatou as experiências de seu município no enfrentamento ao combate às drogas. A estrutura de serviço foi organizada por meio de um (TAC) Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Prefeitura e o (MP) Ministério Público. “Entre as ações, estão o resgate de pacientes que abandonaram o tratamento possibilitando reintegrá-los à sociedade. A cidade conta com uma casa de passagem para os dependentes que funcionando 24h.

Ao final do encontro, os participantes chegaram a um consenso acerca da necessidade de se rever as políticas públicas já existentes em Santos de enfrentamento à drogadição infanto-juvenil. O promotor Carlos Alberto Carmello requisitou uma cópia da ata da reunião. Para ele, a exemplo de São Bernardo do Campo, a Prefeitura poderá se manifestar sobre a possibilidade de firmar um (TAC) com o (MP), possibilitando uma nova política no combate às drogas.