Câmara de Santos é pioneira na tradução de Libras

Brasilia segue exemplo e implanta serviço

Compartilhe!

Curtir

A exemplo de Santos, a Câmara Federal de Brasília criou recentemente, o serviço de tradução na linguagem de sinais (Libras). O presidente da Câmara Federal, José Francisco Martinez destacou que a medida é um meio democrático, pois respeita o direito dos surdos ao acesso ao conteúdo das sessões. A confirmação oficial de que o Legislativo Santista é pioneiro na tradução de Libras no País, é da Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. Recentemente a Câmara de Montes Claros também colocou oficialmente em prática o serviço.

Desde janeiro de 2007, as sessões televisivas da Câmara Municipal de Santos contam com intérpretes de libras da Associação Cáritas, que presta esse serviço. Ao todo são duas profissionais que se revezam duas vezes por semana, sendo as segundas e quintas-feiras, às 18h, com transmissão pelo canal 9 da NET.

Marion Trillo de Ponte, de 18 anos é uma das intérpretes. Ela não é deficiente auditiva, mas gostava da linguagem e resolveu fazer um curso de libras quando tinha 14 anos. Para a jovem, esta não é uma tarefa fácil. Ela explica que além da rapidez com que os parlamentares discursam e debatem, o vocabulário também é um desafio. "Os vereadores falam muitas palavras difíceis e temos que traduzir de algum jeito", disse Marion.

No Brasil 40 parlamentos têm TV Legislativa mas, menos de dez Câmaras têm tradução na linguagem de sinais, num universo de 5.564 municípios. Segundo Luis Andrade, diretor da Associação Assistencial Cáritas, as Câmaras de Cubatão, Guarujá e São Vicente estão interessadas em ter intérprete de Libras.

O presidente do Legislativo, vereador Marcus de Rosis considera importante que outras Câmaras também tenham a mesma iniciativa. "A inclusão social deve ser exercida em todos os segmentos da sociedade  - na escola, no trabalho, na família e na política também".

Para de Rosis, a tradução das sessões ordinárias dá a oportunidade para que o deficiente auditivo se integre com os problemas e soluções para a cidade e fique sabendo o que os vereadores estão discutindo e votando em plenário.