Câmara comemora os 467 anos de Santos

Compartilhe!

2 curtiram

A Câmara Municipal de Santos participou neste sábado (dia 26 de janeiro) da comemoração dos 467 anos da cidade. A cerimônia realizada no Castelinho foi presidida pelo vereador Sadao Nakai (PSDB), e contou com as presenças do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, do vice-prefeito, Eustázio Alves Pereira Filho, e de outras autoridades.

O vereador Sandoval Soares (PSDB) fez o discurso de saudação, destacando o desenvolvimento do município e também a necessidade de acabar com o abismo social.

“Hoje vivemos um momento que certamente será lembrado pelos que virão. A atração de capital decorrente da exploração do pré-sal, a consequente e necessária expansão do Porto, e as já aprovadas obras de otimização da mobilidade urbana, comprovam o estabelecimento de um marco histórico. Contudo, fundamental que se preserve o espírito materno que esta cidade sempre teve para com seus filhos, garantindo desse modo uma Santos para todos os santistas”.

Já o prefeito Paulo Alexandre Barbosa citou os desafios que o Executivo terá nas áreas de saúde, educação e mobilidade urbana, por exemplo. E garantiu que o governo vai dialogar e trabalhar com transparência e eficiência. “Temos o desafio de fazer com que nossa população possa crescer junto com a cidade”.

Antes de encerrar a sessão solene, o presidente da Câmara Sadao Nakai ressaltou a disposição do Legislativo em participar da construção de uma cidade mais justa, equilibrada e sustentável. O vereador também falou do compromisso da Casa em discutir com a população os temas importantes para que essa transformação tão desejada de fato aconteça.

Sadao aproveitou a oportunidade para oferecer ao prefeito Paulo Alexandre uma estátua de José Bonifácio, patriarca e símbolo da Independência.

"Por coincidência, esta estátua foi ofertada a esta Casa pelo  prefeito Paulo Barbosa (pai do atual chefe do Executivo). Eu acho que ela será de extrema inspiração a você e de extrema consciência de que o poder (Legislativo) é independente. A Câmara Municipal de Santos será harmônica (com o Executivo), mas ela ajudará a fiscalizar todos os seus projetos, para fazer as correções que forem necessárias e prestar o melhor serviço para a população", afirmou Sadao.

Vereadores
Participaram da cerimônia os vereadores Adilson dos Santos Júnior (PT), Carlos Teixeira Filho (PSDB), Douglas Gonçalves (DEM), Evaldo Stanislau (PT), Hugo Duppre (PSDB), Igor Melo Martins (PSB), José Lascane (PSDB), José Teixeira Filho (PRP), Kenny Mendes (DEM), Manoel Constantino (PMDB), Murilo Barlleta (PR), Roberto Teixeira (PMDB) e Sérgio Santana (PTB).

Autoridades
Os secretários municipais de Assistência Social, Rosana Russo, de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gonçalves de Lima Júnior, de Esportes, Alcídio Mello, de Gestão, Fábio Ferraz, de Serviços Públicos, Carlos Alberto Tavares Russo, de Cultura, Raul Christiano, de Turismo, Luiz Dias Guimarães, de Comunicação e Resultados, Rivaldo Santos, de Defesa da Cidadania, Marcelo Del Bosco, de Educação, Jossélia Fontoura, e de Finanças, Álvaro dos Santos Silveira Filho, acompanharam a solenidade.

Também participaram da cerimônia a deputada estadual Telma de Souza (PT), o deputado federal Roberto de Lucena (PV), o procurador geral do município, Donato Lovecchio Filho, o ouvidor municipal, Flávio Jordão, o comandante da Guarda Municipal, Flávio Brito Junior, o capitão de Mar e Guerra, Fábio Vieira Duarte, o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, o chefe de gabinete do prefeito, Rogério Santos, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Ignez Barbosa, e o provedor da Santa Casa de Santos, Manoel Lourenço das Neves.

Discurso do vereador Sandoval Soares
"Inicialmente, agradeço ao presidente desta egrégia casa, vereador Sadao Nakai, por ter a mim concedido a honra de ser o orador da sessão solene em comemoração ao aniversário de 467 anos de fundação da nossa cidade.

Cidade da caridade e da liberdade que sempre esteve na vanguarda política e cultural do Brasil e que, como mãe zelosa, gerou incontáveis filhos diletos, como Vicente de Carvalho, Martins Fontes, e Rui Ribeiro Couto, os quais retrataram com singular maestria as riquezas e mazelas desta cidade, que junto do porto, ao barulho de embarques e do apito triste dos cargueiros que partiam, formou nosso caráter.

Assim como o poeta Ribeiro Couto, cresci, brincando, entre os vagões das docas e encontrei nos grãos de café, perdidos no lajedo, a poesia do comércio. As grades de ferro dos armazéns, fechados à noite, faziam sonhar tantas mercadorias.

E é este espírito de outrora que me faz enxergar tudo aquilo que já avançamos e a Santos que se coloca a nossa frente. Pois da mesma maneira que o poeta vivenciou intensamente a histórica semana de arte moderna de 1922, momento de quebra de paradigmas até então consolidados, hoje, vivemos um momento que certamente será lembrado pelos que virão.

A atração de capital decorrente da exploração do pré-sal, a consequente e necessária expansão do Porto, e as já aprovadas obras de otimização da mobilidade urbana, comprovam o estabelecimento de um marco histórico.

Contudo, fundamental que se preserve o espírito materno que esta cidade sempre teve para com seus filhos, garantindo desse modo uma Santos para todos os santistas, sem distinção.

A vinda da Universidade de São Paulo e a criação da Fundação Parque Tecnológico destacam-se, dentre outros, como instrumentos de garantia de novas oportunidades, tanto para a cidade quanto para as pessoas que nela vivem.

Assim, nesta data festiva, reafirmamos o compromisso de lutar pela erradicação do abismo social ainda existente, garantindo os alicerces básicos que sustentarão um aproveitamento verdadeiramente democrático destas riquezas que aqui aportam.

A essa luz, solucionar os bolsões de pobreza e garantir condições dignas de moradia, mesmo quando os investimentos forçam o olhar em outra direção, é fazer com que esses que virão lembrem-se desse momento histórico como aquele em que voltamos os olhos para a nossa terra e principalmente para as pessoas de nossa terra, e assim como nós festejamos os modernistas, um dia serão também festejados os agentes envolvidos nessa evolução, por não terem renegado seu povo, suas raízes e tradições.

Nas palavras do prefeito Paulo Alexandre Barbosa durante a cerimônia de posse nesta mesma casa do povo, e que guardam imensa relação com a data de hoje, queremos esta cidade mais justa, mais bonita, mais humana, mais feliz. Tenho certeza de que estamos no caminho certo.

Parabéns Santos! Parabéns povo santista!

Muito Obrigado!"

 

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Santos
3211-4145
imprensa@camarasantos.sp.gov.br