Câmara comemora o Dia da Hispanidade

Cerimônia aconteceu no Centro Espanhol

Compartilhe!

1 curtiu

A Câmara promoveu no último dia 12/10/09 sessão solene comemorativa ao Dia da Hispanidade. A cerimônia aconteceu no Centro Espanhol em Santos, em cumprimento a Lei nº 1.619, de autoria do ex-vereador Sérgio Bonavides. A iniciativa  acrescentou no calendário focial do município, o Dia do Reino da Espanha, a ser comemorado anualmente, no dia 12 de outubro, data nacional da Espanha.

 

Presidida pelo vereador Marcelo Del Bosco Amaral, a solenidade contou ainda com os vereadores Odair Gonzalez, como orador e Geonísio Pereira Aguiar, o Boquinha. A ocasião também foi presidida pelo Cônsul adjunto da Espanha em São Paulo, don Ignácio Rafael Garcia Lumbreras e o Cônsul honorário da Espanha, em Santos Manoel Santalla Montoro, além do presidente do Conselho Deliberativo do Centro Espanhol, José Antonio Valela Gonzalez.

 

Durante o evento, César Rua Fernández fez a entrega do troféu Don Quixote a duas pessoas e, por fim, tomou posse a nova diretoria do Conselho da Comunidade Espanhola da Baixada Santista. Abaixo, na íntegra o discurso do vereador Odair Gonzalez. 


SENHOR PRESIDENTE,

SRS. VEREADORES, SRAS VEREADORAS,

AUTORIDADES PRESENTES,

SENHORAS, SENHORES,

ESTA, SEM DÚVIDA, É UMA DATA FESTIVA.

EM 12 DE OUTUBRO COMEMORAMOS NO BRASIL O DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, NOSSA PADROEIRA OFICIAL, O DIA DA CRIANÇA, O DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA E DIA DA HISPANIDADE.

POSSO DIZER QUE TODAS AS HOMENAGENS SE COMPLETAM.

O POVO BRASILEIRO, FORMADO POR VÁRIAS RAÇAS, TEVE GRANDE INFLUÊNCIA DOS ESPANHÓIS E PORTUGUESES, POVOS CRISTÃOS.

TEMOS NO POVO ESPANHOL A UNIÃO ENTRE A RELIGIOSIDADE, A IRREVERÊNCIA DA CRIANÇA E A ORIGEM DE VÁRIAS NAÇÕES. ENCONTRAMOS NA COLÔNIA ESPANHOLA O APEGO A FAMÍLIA, A FÉ TRANSFORMADORA E A BRAVURA DO SEU POVO.

A FESTA NACIONAL TAMBÉM CONHECIDA COMO DIA DO REINO DA ESPANHA E DA HISPANIDADE SURGIU DEPOIS DA QUEDA DO REGIME DE NAPOLEÃO BONAPARTE QUE TENTAVA UNIR ESPANHA E PORTUGAL AO SEU IMPÉRIO FRANCÊS.

HOJE SE CELEBRA NÃO SÓ NA ESPANHA, MAS EM MUITOS PAÍSES HISPANO-AMERICANOS, O HERÓI DOS DESCOBRIMENTOS CASTELHANOS.

TENTO IMAGINAR O DIA 12 DE OUTUBRO DE 1492. O BRAVO NAVEGADOR CRISTÓVÃO COLOMBO, QUE LIDERAVA A ESQUADRA ESPANHOLA, CHEGANDO AO ARQUIPÉLAGO DE BAHAMAS, ENVIADO PELOS REIS CATÓLICOS.

O DESTINO DEU A ROTA A SER SEGUIDA. COM O BLOQUEIO DA PASSAGEM POR CONSTANTINOPLA OS EUROPEUS SE VIRAM FORÇADOS A ENCONTRAR OUTRA FORMA PARA CHEGAR A ÀSIA. OS ESPANHÓIS ACHAVAM QUE, POR SER A TERRA REDONDA, HAVERIA OUTRO CAMINHO NO SENTIDO CONTRÁRIO, PARA OESTE.

VINDO DAS ILHAS CANÁRIAS, O EXPLORADOR CRUZOU O OCEANO ATLÂNTICO À PROCURA DO NOVO CAMINHO PARA AS ÍNDIAS QUANDO ENCONTROU UM NOVO TERRITÓRIO.

COLOMBO ALÉM DE COMPROVAR A ESFERIDADE DA TERRA, DESCOBRIU O NOVO MUNDO, OUTRO CONTINENTE. APÓS ESTE FATO OUTROS PAÍSES SAÍRAM EM BUSCA DE SUA PARTE NA NOVA TERRA.

A IMPORTÂNCIA DESTE DIA PARA SEMPRE SERÁ EXALTADA. A ESPANHA DEMONSTRAVA EXEMPLOS DE GRANDEZA. MARAVILHAVA A TODOS COM AS DESCOBERTAS, APRESENTANDO NOVOS HORIZONTES GEOGRÁFICOS AOS PAÍSES EXISTENTES.

A ESPANHA MEDIA FORÇAS NOS MARES COM PORTUGAL E FORAM CADA QUAL DESCOBRINDO MAIS E MAIS PARTES DA TERRA.

A CHEGADA DE COLOMBO A AMÉRICA LANÇOU O PAÍS COMO POTÊNCIA COLONIAL, SENDO CONSIDERADA A MAIS IMPORTANTE NAÇÃO EUROPÉIA.

POR TREZENTOS ANOS O IMPÉRIO ESPANHOL COBRIU A MAIOR PARTE DA AMÉRICA DO SUL, GRANDES PORÇÕES DA AMÉRICA DO NORTE, AS FILIPINAS NA ÁSIA E PARTE DA COSTA DA ÁFRICA. UM DOS MAIORES IMPÉRIOS DA HISTÓRIA.

SEM DÚVIDA UMA ÉPOCA DOURADA. FLORESCIA A LITERATURA E AS BELAS ARTES NO PAÍS. MAS AS RIQUEZAS DAS COLÔNIAS FINANCIAVAM AS GUERRAS NA EUROPA CONTINENTAL. A ESPANHA OBTEVE E PERDEU POSSES ATÉ QUE REDUZIDA EM SEU PODER, NO FINAL DO SÉCULO 18 SE TORNOU UMA POTÊNCIA MENOR.

NO SÉCULO 19 O PAÍS VIVEU AS TRANSFORMAÇÕES DA EUROPA, SOFREU A INDEPENDÊNCIA DA MAIORIA DE SUAS COLÔNIAS NO NOVO MUNDO E ENTROU EM UM EXTENSO PERÍODO DE INSTABILIDADE COM AS LUTAS DOS LIBERAIS, REPUBLICANOS E PARTIDÁRIOS DO ANTIGO REGIME.

DESDE O INÍCIO ATÉ HOJE, SEUS FEITOS E LUTAS CRIARAM UM POVO ESPECIAL. O MUNDO VIA SUA TRAJETORIA, ALGUMAS VEZES ATÉ COM INVEJA E MEDO DO SEU PODER. MAS A REALIDADE É QUE TODOS CRESCERAM AO ACOMPANHAREM SUA HISTÓRIA E DEPOIS AO CONVIVEREM COM OS IMIGRANTES ESPANHÓIS.

SE NO PASSADO A DISPUTA PELO PODER OS FEZ ATRAVESSAREM OBSTÁCULOS E DISTÂNCIAS, HOJE OS BRASILEIROS E ESPANHÓIS SE UNEM ATRAVÉS DA GLOBALIZAÇÃO, PELAS RAÍZES, PELAS TRADIÇÕES, PELA MISTURA DAS RAÇAS E, PRINCIPALMENTE, PELA ADORÁVEL CONVIVÊNCIA.

APRENDEMOS COM O TEMPO QUE A MISSIGENAÇÃO DAS RAÇAS ENGRANDECEM A NAÇÃO BRASILEIRA. SOMOS CONHECIDOS POR SER UM POVO ACOLHEDOR E UM GIGANTE ANTES ADORMECIDO E QUE AGORA TEM SIDO ADMIRADO PELOS PAÍSES DESENVOLVIDOS.

MAS SE SOMOS ASSIM É PORQUE FOMOS INFLUENCIADOS POR TODOS QUE AQUI CHEGARAM E AJUDARAM A CRIAR A PERSONALIDADE DE LUTA E CARIDADE DO NOSSO POVO.

SOMOS FELIZES POR TER ENTRE NÓS DESCENDENTES DE ESPANHÓIS, PORTUGUESES, ITALIANOS, ALEMÃES, HOLANDESES, JAPONESES, CHINESES E TANTOS OUTROS.

TODOS VIERAM PORQUE ACREDITARAM, TIVERAM ESPERANÇA EM DIAS MELHORES PARA SUAS FAMÍLIAS E PARA O MUNDO. E GRAÇAS A DEUS QUE VIERAM, PORQUE NOS FIZERAM DIFERENTES.

MAS, ESPECIFICAMENTE, AO LEMBRAR DO DIA DA HISPANIDADE, PODEMOS AFIRMAR QUE DEVEMOS MUITO DE NOSSA INSPIRAÇÃO AOS ESPANHÓIS. AQUI ELES VIVERAM, CONSTITUIRAM FAMÍLIAS, CONSTRUIRAM OBRAS, ABRIRAM EMPRESAS, ATUARAM NO COMÉRCIO E NA AGRICULTURA, INVESTIRAM TEMPO, CAPACIDADE E DINHEIRO NA TERRA ENCONTRADA DEPOIS DO ATLÂNTICO.

TODO PAÍS TEM SUAS PARTICULARIDADES, O QUE FAZ DE CADA UM UMA REALIDADE SINGULAR. ISTO É FÁCIL DE IDENTIFICAR NA ESPANHA POR ISSO DESTACAMOS SUA NAÇÃO.

SE FOSSE POSSÍVEL UM TÚNEL DO TEMPO E PUDÉSSEMOS VOLTAR AO PASSADO MAIS REMOTO, VERIFICARÍAMOS NA ESPANHA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE. UMA NOTÍCIA DIVULGADA NO ANO PASSADO INFORMOU DA CHEGADA DOS PRIMEIROS HUMANOS À PENÍNSULA IBÉRICA HÁ MAIS DE UM MILHÃO DE ANOS, NUMA GRUTA DA SERRA DE ATAPUERCA, NO NORTE DO PAÍS, ONDE VIVIA UM GRUPO DE HOMENS E MULHERES PRIMITIVOS.

NESTA LONGA HISTÓRIA, DEPOIS DE MUITOS ANOS, O TERRITÓRIO AINDA SERIA INVADIDO E COLONIZADO POR FENÍCIOS, CARTAGINESES, GREGOS. A ESPANHA TAMBÉM FARIA PARTE DO IMPÉRIO ROMANO, NO PERÍODO ANTERIOR A CRISTO.

E COM A QUEDA DE ROMA A PENÍNSULA SERIA DOMINADA PELO REINO VISIGODO, O EMBRIÃO DA ATUAL ESPANHA. OS MULCUMANOS COMEÇARIAM AS DISPUTAS COM OS CRISTÃOS ATÉ A RECONQUISTA, COM A EXPULSÃO DOS ÚLTIMOS MOUROS EM 1492, ANO DO DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA.

OS BRASILEIROS TIVERAM CONTATO COM OS ESPANHÓIS DESDE O DESCOBRIMENTO, MAS EM MAIOR NÚMERO, NOS SÉCULOS 19 E 20, COM O AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS SÓCIO-ECONÔMICO NA TERRA NATAL. NA OCASIÃO, MILHARES DE IMIGRANTES VIERAM PARA O BRASIL FORMANDO COLÔNIAS.

MEU BISAVÔ FOI UM DELES. SOU SUSPEITO AO FALAR DESTE DIA, AFINAL CARREGO COM HONRA O SOBRENOME GONZALEZ.

ALÉM DELE, VÁRIOS OUTROS PERCORRERAM O MESMO CAMINHO E ADOTARAM O BRASIL COMO SEGUNDA NAÇÃO.

MUITOS ESCOLHERAM A BAIXADA SANTISTA. TANTO É QUE HOJE, PODEMOS DIZER QUE A REGIÃO METROPOLITANA DE SANTOS POSSUI CERCA DE 40 MIL DESCENDENTES, CONSIDERANDO OS FILHOS E NETOS. OS NÚMEROS OFICIAIS APONTAM 20 MIL, MAS NÃO INCLUEM OS NETOS.

DESTACO NÃO SÓ A QUANTIDADE, MAS TAMBÉM A IDENTIDADE DO POVO ESPANHOL COM O POVO BRASILEIRO, QUE ENTRE TANTAS AFINIDADES POSSUEM PAIXÃO PELO FUTEBOL E O ESPORTE.

TANTO É QUE RECENTEMENTE AS CIDADES DE MADRI E RIO DE JANEIRO COMPETIRAM PARA SEDIAR A OLIMPÍADA DE 2016. DESTA VEZ, NÓS CONSEGUIMOS E TENTAREMOS SER TÃO GRANDIOSOS COMO FORAM OS ESPANHÓIS AO REALIZAREM OS JOGOS OLÍMPICOS.

AO FALAR SOBRE A ESPANHA, POSSO DIZER QUE A CAPACIDADE DE AVANÇAR, TRANSFORMAR, UNIR, INTEGRAR, ADAPTAR; A CORAGEM DE ARRISCAR AO ATRAVESSAR O OCEANO PARA UM DESTINO INCERTO, MUDOU A HISTÓRIA DO MUNDO.

SOMOS O RESULTADO DESTAS INICIATIVAS. EM TODOS OS CONTINENTES UM TRAÇO, UMA REALIZAÇÃO, UM DESCENDENTE É FRUTO DESTE PASSADO.

E A HISTÓRIA SE REPETE. ATUALMENTE VEMOS MUITOS BRASILEIROS VIVENDO EM TERRITÓRIO ESPANHOL. ESTES FIZERAM O SENTINDO INVERSO.

NESTE VAI E VEM APRENDEMOS A VIVER CADA DIA, A FAZER DE CADA MOMENTO UM PRESENTE DE DEUS, UMA DESCOBERTA. APRENDEMOS A LUTAR NAS DISPUTAS, NÃO SÓ NOS MARES, MAS SIM POR UM ESPAÇO, POR UMA OPORTUNIDADE DENTRO DA COMPETIÇÃO PROFISSIONAL E GLOBALIZAÇÃO.

NO DIA DE PORTUGAL QUESTIONEI COMO SERIA O MUNDO, O BRASIL E NOSSA REGIÃO SEM OS PORTUGUESES (DOS QUAIS TAMBÉM SOU DESCENDENTE). REFAÇO AO POVO ESPANHOL AS MESMAS INDAGAÇÕES.

COMO O MUNDO SE DESENVOLVERIA SEM VOCÊS, SEM AS DESCOBERTAS, A CORAGEM, A INICIATIVA DOS SEUS BRAVOS?

COMO SERIAM AS NAÇÕES, O BRASIL, O ESTADO DE SÃO PAULO, A BAIXADA SANTISTA SE ENTRE SEUS POVOS NÃO EXISTISSEM OS SEUS DESCENDENTES? SE NÃO LEMBRÁSSEMOS DESTA GRANDIOSA HISTÓRIA?

COMEMORAR O DIA DA HISPANIDADE É UMA HOMENAGEM JUSTA AS COLÔNIAS ESPANHOLAS, AO GRANDE NÚMERO DE IMIGRANTES, QUE AJUDARAM A FORMAR E ALAVANCAR O PROGRESSO NO MUNDO, NO PAÍS E NA REGIÃO.

ASSIM PODEMOS NOS ORGULHAR DE TER ENTRE NÓS SEU POVO, REPRESENTANTE DESTA NAÇÃO HISTÓRICA.

ASSINALO A OCASIÃO COM PALAVRAS DE ADMIRAÇÃO, RESPEITO, RECONHECIMENTO E AGRADECIMENTO. SOMOS IMENSAMENTE GRATOS!

PROCUREI UMA PALAVRA PARA DESCREVER ESTA GRATIDÃO. E ASSIM DIRIJO-ME A TODAS AS COMUNIDADES ESPANHOLAS ESPALHADAS PELO NOSSO PAÍS COM UMA SAUDAÇÃO CALOROSA, COM APREÇO PELO O QUE SIGNIFICAM DIZENDO UM BRADO DE VITÓRIA E UM CALOROSO:

OLÉ!

SANTOS, 12 DE OUTUBRO DE 2009.

ODAIR GONZALEZ