Câmara comemora Dia da Mafista

José Lascane é autor da propositura

Curtir

A Câmara promoveu na noite da última quarta-feira, 17/06/09 sessão solene em comemoração ao "Dia da Mafista", conforme Lei Municipal nº 2.448/2007. A solenidade foi realizada na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, sendo o orador da noite o vereador José Lascane, autor da propositura.

Sr. Presidente,

Autoridades Civis, Militares e Eclesiásticas,

Senhoras e Senhores.

Solidariedade, doação, transformação, união. Estes são alguns referenciais que, com certeza, direcionam e fortalecem o M.A.F., formado por mulheres que se dedicam a prestar serviços nas mais diferentes áreas, sempre em prol da mulher e do desenvolvimento de uma sociedade melhor e mais justa.

Mas, afinal, quem são essas mulheres?

Ora, são guerreiras, amigas que atuam juntas em suas comunidades e não se intimidam frente a desafios e obstáculos. Também chamadas de mafistas, são profissionais e executivas de todas as idades, profissões, culturas e grupos étnicos. São pessoas que, além de apoiarem e incentivarem as mulheres por meio de serviços voluntários, campanhas de saúde e defendem a criança o jovem e o idoso, também promovem eventos e desenvolvem projetos sobre igualdade de direitos, cuidados infantis, direitos humanos, violência doméstica e meio-ambiente. Ou seja, são mulheres que alcançaram a plenitude do SERVIR e que, com isso, conseguiram provar a capacidade transformadora do trabalho voluntário. Pois, o resultado de seus esforços e ações, hoje está refletido no desenvolvimento de inúmeras comunidades e na auto-estima e confiança de famílias inteiras.

E, como teve início o Movimento de Arregimentação Feminina?

O M.A.F. – Central de Santos é uma sociedade cívica apartidária, fundada em 12 de junho de 1962.

Há 47 anos marca sua jornada pela forma perseverante que se mantém, e a nossa cidade de Santos tem o privilégio de sediar o único Movimento de Arregimentação Feminina. No seu jantar de aniversário elege e homenageia “A mulher do ano”.

É integrado atualmente por 250 mulheres, entre elas estão: professoras, diretoras de escola, advogadas, artistas plásticas, poetas, escritoras e senhoras santistas com representatividade em nossa comunidade. Possui sede própria, adquirida através do empenho das mafistas, que lançaram um Livro de Ouro com donativos de todas.

A história de vocês emociona sem dúvida não só a mim, mas a todos aqueles que têm a oportunidade de conhecer um pouquinho, não precisa ser muito não, o trabalho que realizam com tanta coragem, perseverança e sensibilidade.

Certamente, todas essas realizações só poderiam ser feitas por aquelas que estão dispostas a caminhar nas dúvidas, mas sem deixar a certeza de lado, pois sabem que a fé é a certeza daquilo que não se vê.

A nós, só resta parabenizá-las e agradecer por estimularem o espírito de serviço, o respeito ao direito do próximo e a compreensão humana.

Gostaria de finalizar com uma frase: “Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo o que nos deixa infelizes, o instante mágico é o momento em que um “sim” ou um “não” pode mudar toda a nossa existência.”

Santos, 17 de junho de 2009.
Prof. José Lascane