Câmara comemora "Dia da Coletividade Italiana"

Solenidade contou com a participação do coral das crianças da \'Societá Italiana di Santos\' e do grupo vocal Bella Ciao, apresentando canções italianas.

Curtir

A Câmara de Santos comemorou na sexta-feira, dia 1º, o Dia da Coletividade Italiana, conforme o Decreto 1.887 de 15 de junho de 1989. O vereador José Lascane, autor da propositura, fez o discurso de saudação.

Participaram da solenidade, o presidente da Societá Italiana di Santos, Nicolo Oscuro. O vereador Marcus de Rosis presidiu a solenidade.

Íntegra do discurso do Vereador José Lascane:

Dia da Coletividade Italiana

Hoje, nós comemoramos a existência de uma história que foi construída com muita coragem, perseverança, determinação, alegria e acima de tudo repleta de muito amor. Nesta noite nós festejamos o “Dia da Coletividade Italiana”.
Quando falamos de italianos, logo nossa mente busca um retrato de gente feliz e entusiasmada que constantemente lutam em busca de seus ideais, como retrata a imigração italiana no Brasil.
Os italianos começaram a chegar em número significativo no Brasil a partir da década de 70 do século XIX. Foram impulsionados pelas transformações sócio-econômicas em curso no Norte da península italiana, que afetaram, sobretudo, a propriedade da terra. Um aspecto peculiar à imigração em massa italiana é que ela começou a ocorrer pouco após a unificação da Itália (1871), razão pela qual uma identidade nacional desses imigrantes se forjou, em grande medida, no Brasil.
Os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil em 1875. O governo brasileiro estava estimulando a imigração européia, especialmente após 1850, quando o tráfico de escravos africanos foi abolido de nosso país e imigrantes europeus estavam substituindo a mão-de-obra escrava. Os italianos primeiramente instalaram-se no Sul do Brasil, lugar onde colônias estavam sendo formadas. As primeiras colônias nasceram nas Serras gaúchas, no Rio Grande do Sul, nas atuais cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves.
A maioria dos imigrantes era de Vêneto, Norte da Itália. Após 5 anos, o grande número de italianos obrigou o governo brasileiro a criar uma nova colônia italiana, Caxias do Sul.
Os italianos se espalharam por várias partes do Rio Grande do Sul, e muitas outras colônias foram criadas, principalmente em serras e regiões altas, porque as terras baixas já estavam povoadas por imigrantes alemães. Nessas terras, os imigrantes italianos começaram a cultivar uvas e a produzir vinhos. Hoje, essas áreas de colonização italiana produzem os melhores vinhos do Brasil. Também em 1875, foram fundadas as primeiras colônias italianas de Santa Catarina, como Criciúma e Urussanga, assim como outras no Paraná.
Nas colônias do Sul do Brasil, os imigrantes italianos conseguiram unir-se no seu próprio grupo étnico, em que podiam falar italiano e manter sua cultura e tradições.
No período entre 1870 e 1920 aconteceu o ápice da imigração italiana em nosso país. Cerca de 25 milhões de brasileiros são descendentes de imigrantes italianos, espalhados principalmente pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil, quase metade está no estado de São Paulo. Assim, os ítalos-brasileiros são considerados a maior população de oriundi (descendentes de italianos) fora da Itália. Esse fato comprova um dos maiores fenômenos imigratórios já ocorridos.
 Conforme o número de imigrantes e seus descendentes ia crescendo, o Brasil modificava seus costumes, assim como os imigrantes modificam os seus.
Personagens insólitos de novelas, macarronada aos domingos e até nome de time de futebol. A influência dos italianos marcou de forma definitiva o Brasil desde que esses imigrantes começaram a vir para cá no século XIX. Até mesmo, personagens revolucionários, como Giuseppe Garibaldi, vieram para o nosso país e ajudaram a construir a história brasileira.
O resultado da vinda dos italianos para o Brasil pode ser sentido até hoje em redutos centenários, como é o caso do bairro, Bixiga, em São Paulo, em cidades inteiras, como Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Colônias como essas abrigam desde as tradicionais cantinas, com pratos que já se misturaram à culinária do nosso país, veja o caso da paixão dos brasileiros por pizza, não seria exagero dizer que ela também tem um tempero nosso.
A química entre nossos povos foi tão perfeita que conseguimos nos encontrar até em um dos pontos mais fortes do Brasil: o futebol, pois torcedores de times genuinamente italianos, como o Palmeiras, são fortemente representados pelos brasileiros.
Por muito tempo, eu poderia mencionar a marcante história do povo italiano, mas hoje eu resumo esses fatos à bravura de pessoas destemidas, que lutaram e conquistaram seus ideais. Tenho muito orgulho de dividir minha terra com vocês e dizer que o Brasil é o “nostro” país.

Santos, 01 de junho de 2007.

Prof. José Lascane
Vereador- PSDB