Câmara comemora aniversário da cidade

Solenidade foi na Sala Princesa Isabel

Compartilhe!

1 curtiu

As comemorações pelos 464 anos de Santos no dia 26, tiveram início com uma homenagem a Braz Cubas, fundador da cidade, na Praça da República, seguida de missa celebrada pelo bispo diocesano, dom Jacyr Francisco Braido, no pátio do Cais, inaugurada um dia antes. Às 13h, na Sala Princesa Isabel, o presidente da Câmara, Marcus de Rosis, presidiu sessão solene com a presença de vereadores e demais autoridades.

O vereador Roberto Oliveira fez o discurso de saudação. Na ocasião, o prefeito João Paulo Tavares Papa ressaltou que Santos vive um momento desafiador frente ao desenvolvimento em função do pré-sal e justificou um cenário promissor com foco voltado para o econômico, social e institucional. A solenidade contou com a apresentação do Coral Mário Tiroli Coral.

De Rosis também salientou a importância do Legislativo para alavancar o desenvolvimento da cidade e fez uma retrospectiva da futura sede da Câmara que está sendo construída na Vila Mathias. "Queremos comemorar o próximo aniversário da cidade na nova Casa", disse o presidente. Abaixo, o discurso do vereador Roberto Oliveira.

Discurso do vereador Roberto Oliveira

Senhor Presidente
Senhores vereadores
Autoridades presentes
Senhoras e senhores. 

Passam hoje 464 anos desde a criação do município.
Esta é uma data que todos comemoramos com genuíno entusiasmo e renovada emoção, pois Santos é uma das cidades mais antigas do Brasil, portanto histórica, mas também cosmopolita, portuária e ecológica. Seu povoamento começou por volta de 1540 e o passado deixou legados preciosos em casarões, museus e igrejas, destacando-se a Bolsa Oficial do Café, marco da riqueza da cidade.

Santos abriga o maior complexo portuário da América Latina, construído no início do século XX, fase de grande progresso nos tempos áureos do café.

Nossas praias são limpas, com jardins coloridos, entremeados de amendoeiras e palmeiras.

Depois de muita luta e esforço, muitas vezes por força de Decretos, Leis e iniciativa do poder publico foi possível se resgatar seu velho charme de cidade litorânea e ecologicamente correta.
Santos dá a todos que a visitam um belo sorriso de boas vindas oferecido por sua gente sempre alegre por viver aqui cercada de tanta beleza.

Elevada a Vila em 1545, Santos tem sua origem relacionada com a chegada dos primeiros colonizadores portugueses ao Brasil, na expedição de Martim Afonso de Souza. Este, veio distribuir, entre os fidalgos que o acompanhavam, as terras ao redor da Ilha de São Vicente. Dentre eles estava Brás Cubas oficialmente fundador de Santos.

Terra da Caridade e da Liberdade, Santos teve a primeira Santa Casa de Misericórdia da América. Santos é berço de figuras de renome, como os irmãos Bartolomeu e Alexandre de Gusmão e os irmãos Andradas, dentre os quais se projetou José Bonifácio de Andrada e Silva, personagem maior da Proclamação da Independência.

Graças a seus filhos ilustres e ao espírito comunitário, Santos sempre se destacou na história nacional, ora envolvida na libertação dos escravos, ora lutando pela independência do País.

Em 1998, a Organização das Nações Unidas apontou a cidade de Santos como a primeira no Estado de São Paulo em qualidade de vida, e a terceira do Brasil.

Seria injusto, principalmente nesta data, deixar de mencionar a importância da Câmara de santos, que sempre participou ativamente nas diretrizes traçadas para que a cidade tomasse o rumo que tomou, desempenhando rigorosamente as atribuições que lhe foram conferidas elaborando e votando Leis, tudo em prol do coletivo, pensando sempre em fazer de Santos uma cidade ainda melhor.

Data de 1547 o primeiro conselho da Vila de Santos, integrado pelos fundadores do povoado - “homens bons da terra”, conforme registra o historiador Francisco Martins dos Santos.

Com poderes hoje pertinentes à Câmara e à Prefeitura, esse conselho, composto de um “jus ordinário, que era formado por dois ou três vereadores, um escrivão e um procurador”, reunia-se em modesta edificação, onde atualmente encontra-se instalada a alfândega.

Os nomes que ao passar dos anos compuseram a Câmara de Santos é uma verdadeira aula de historia e motivo de orgulho para todos nós.

Por aqui passaram Quintino de Lacerda, José Paulo Azevedo Sodré, Dr. Manoel Galeão Carvalhal e Oswaldo Justo, este, que por mais de 20 anos atuou como vereador, sendo depois vice-prefeito de Esmeraldo Tarquínio, negando-se, em ato histórico, a assumir a prefeitura após a cassação de Esmeraldo, em 1968.

Em uma geração mais recente, porem, não menos importante, a Câmara Municipal de Santos contou com a participação dos saudosos e sempre vereadores Fernando Oliva, Noé de Carvalho e Oswaldo de Rosis, nomes de relevância política e histórica e que deixaram também suas marcas no ideário político da nossa cidade.

Mas não é só de político e de política que se constrói uma grande cidade. Temos que ser gratos também aos estivadores, conferentes, arrumadores, operadores, motoristas, vigias, trabalhadores de bloco, funcionários públicos, comerciários, bancários, funcionarias do lar e todos os que colocaram a sua força de trabalho e o seu suor para tornar a cidade de Santos a metrópole que é hoje.

O nosso muito obrigado vai também ao Prefeito João Paulo Tavares Papa, que, sempre fiel ao ideal de seu Partido, do nosso Partido, vem realizando um ótimo trabalho no comando do executivo conduzindo a nossa cidade rumo ao futuro.

Não posso deixar de citar o festejado projeto “Santos novos tempos” que vem de uma só vez beneficiar mais 150 mil pessoas e não posso deixar de reconhecer o zelo que o prefeito tem tido com o problema das enchentes na Zona Noroeste e deslizamentos nas encostas dos morros, proporcionando ao cidadão menos favorecido, uma vida mais digna e segura.

Obrigado ao Prefeito Papa por sua fidelidade aos projetos de campanha, que honram sua vitoria histórica nas urnas nas eleições de 2008.

O Prefeito Papa fará, sem dúvida alguma, um governo voltado para todas as camadas sociais, como o fez em seu primeiro mandato e com o apoio de todos os Partidos e ideologias. Esse é o motivo de nosso trabalho e da nossa luta juntamente com os demais vereadores dessa casa.

Finalizando, eu quero agradecer ao povo Santista pela acolhida, pois sou filho adotivo desta maravilhosa terra, sou do Rio de Janeiro, que, aliás, lembra muito a nossa Santos, digo isso porque Santos é mais antiga, portanto, veio primeiro [risos].

Santos me abraçou quando aqui cheguei há mais de 16 anos, e fez mais, confiou em mim me honrando com 2 mandatos junto a esta casa, onde pretendo honrar os meus 3983 votos com muito trabalho e dedicação aos menos favorecidos mantendo a visão de que o governo é um poderoso agente transformador da qualidade de vida das pessoas.

Fico honrado em, literalmente, pertencer a esta cidade e fazer parte desta casa de Leis podendo contribuir com o meu trabalho para uma Santos cada vez melhor.

Os meus sinceros PARABÉNS a nossa querida Santos e a todo o povo santista pelos seus 464 anos.

Obrigado a todos.