Câmara cobra cumprimento de lei sobre guias de turismo

Lei foi promulgada no ano passado e determina que o acompanhamento profissional deve ocorrer em visitas técnicas ou não, com ou sem pernoite e feitas por meio de agências de turismo, escolas, universidades e empresas.

1 curtiu

O vereador Benedito Furtado (PSB) quer saber as razões de não estar sendo cumprida a Lei nº 2.265, de sua autoria, que torna obrigatória a presença de Guia de Turismo Regional acompanhando grupos ou excursões em visita à cidade, compostos por mais de 10 pessoas.

O
s guias devem estar cadastrados no Instituto Brasileiro de Turismo e inscritos na Secretaria Municipal de Turismo, além de serem obrigados a fazer cursos de atualização e avaliações sobre temas como a História de Santos, atrações turísticas e eventos culturais.

“Pois bem, passado este tempo todo não vi qualquer iniciativa da Prefeitura nesse sentido, particularmente na regulamentação da Lei, que deveria ter ocorrido 60 dias após a promulgação”, observa o vereador.

Furtado lembra que, na época, o secretário de Turismo, Eduardo Conde Bandeira, disse que considerava a iniciativa positiva, mas que não havia estrutura do município para atender as exigências da lei. O vereador discorda:

“Acho que a cidade não só tem condições, diante da existência de profissionais qualificados, formados pelo Senac e pela Unimonte, como daria um exemplo de avanço na profissionalização do turismo, que é o objetivo de todos”.

Ele acredita que, com a mudança na Administração, é hora de voltar ao assunto:  “Lá se vai mais uma temporada de férias, com muitos turistas e excursões, sem a participação dos guias. É preciso colocar um ponto final na forma amadora como são expostas aos que nos visitam a história da cidade e nossas atrações turísticas”.

Furtado pediu ao prefeito João Paulo Tavares Papa que regulamente a Lei e determine providências para que passe a vigorar já na próxima temporada de férias, no meio do ano.

Assessoria do vereador