Câmara aprova moção de apoio a trabalhadores

O documento foi aprovado na sessão de ontem, 17, com a presença dos encarregados da turma de capatazia.

Os vereadores aprovaram, ontem, em sessão ordinária, moção de apoio aos encarregados de Turma de Capatazia do Porto de Santos. Os trabalhadores não podem ser escalados, desde a última segunda-feira.

A Câmara Setorial de Contêineres do Terminal de Contêineres do Sindicato de Operadores Portuários do Estado de São Paulo decidiu pela não escalação desses trabalhadores.

MOÇÃO DE APOIO (íntegra)

Santos, 17 de março de 2005

MOÇÃO DE APOIO

Há uma frase proverbial que diz o seguinte: “O trabalho dignifica o homem”. Na verdade, não somente dignifica como garante seu sustento e de sua família.

Os Encarregados de Turma de Capatazia do Porto de Santos não param de pensar nessas palavras e perdem o sono desde às 13 horas, do dia 14 de março, segunda-feira. Nesta data, a Câmara Setorial do Terminal de Contêineres do Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp), que engloba os terminais da Santos Brasil, Libra, Tecondi e Rodrimar, decidiu pela não escalação dos trabalhadores.

Os encarregados foram sumariamente afastados do trabalho como represália às ações judiciais julgadas favoráveis à categoria nos anos 2002, 2003 e 2004.

A Câmara de Santos manifesta a preocupação com a possibilidade de 75 famílias ficarem sem seu sustento e apela veementemente para que os trabalhadores retornem aos seus postos de trabalho.

Os vereadores dessa Casa de Leis também clamam pela continuidade nas negociações em um nível de respeito mútuo e pelo retorno imediato dos trabalhadores as suas atividades profissionais.

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS