Câmara aprova instalação de 39 CEVs

Vereadores também fizeram moção de apoio a estudantes que estiveram nas galerias protestando contra universidade.

As duas primeiras sessões do ano, na Câmara Municipal de Santos, transcorreram com destreza e rapidez na execução dos trabalhos. O presidente Paulo Gomes Barbosa (PSDB) vem imprimindo novo dinamismo às sessões priorizando a apresentação dos trabalhos.

Na sessão dessa quinta-feira, o primeiro expediente (das 18h às 19h30) mais uma vez, foi ampliado até as 20h, abrindo mão do expediente menor de 30 minutos, quando são dedicados três minutos para  que cada vereador fale sobre quaisquer temas. “A idéia é priorizar a apresentação dos trabalhos e atender as reivindicações dos munícipes, além de enviar projetos”, disse o presidente Paulo Barbosa.

A pauta com um total de 51 itens foi discutida e esvaziada.

Comissões

Entre os itens da ordem do dia,estavam a instalação de 41 Comissões Especiais de Vereadores. Destas, 39 CEVs foram criadas.

Contrário ao excessivo número de comissões, o vereador Benedito Furtado (PSB)  apresentou Projeto de Resolução limitando em quatro o número máximo de CEVs a ser criado por cada parlamentar durante o período de um ano.

A justificativa do vereador é que, todos os anos, cria-se um alto número de CEVs e os vereadores acabam não conseguindo dar andamento a todas elas.

Moção

Os vereadores aprovaram, também na sessão de ontem,  moção de apoio à estudante de Jornalismo e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Lívia Miyashiro, que foi desligada da instituição.

Segundo o Centro dos Estudantes de Santos (CES), o desligamento ocorreu depois da estudante ter organizado uma manifestação contra o reajuste das mensalidades.

Íntegra da Moção

MOÇÃO DE APOIO

Dar espaço à Democracia em sua amplitude. Imbuídos desse espírito à Câmara Municipal de Santos vem a público solidarizar-se com os estudantes representados pelo Centro dos Estudantes de Santos, com referência ao processo administrativo 010/04 aberto pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA.

A Universidade Santa Cecília caracteriza-se pela busca contínua da excelência do ensino, da pesquisa, da extensão e da formação integral do ser humano.

A Câmara, por sua vez, sempre esteve atenta às manifestações e anseios dos estudantes e, mais uma vez, abre seu espaço amplo e democrático em busca do entendimento entre as partes.

Portanto, os vereadores desta Casa de Leis, representados pela Comissão Permanente de Vereadores que discute os caminhos da Educação, solicita a reitoria desta conceituada universidade a abertura de diálogo visando esclarecimentos das informações manifestadas pelos estudantes.