Câmara apoia manutenção da Santa em Outeirinhos

Vereadores assinaram moção

Atendendo ao apelo de católicos, trabalhadores e moradores contrários a transferência do monumento de Nossa Senhora de Fátima da praça na região de Outeirinhos para o cruzamento das Avenidas Perimetral e Senador Dantas, a Câmara de Santos apresentou na sessão desta quinta-feira (dia 22 de setembro) moção de apoio a reivindicação.

O documento assinado pelos vereadores é resultado de manifestações de inconformismo, como a do grupo Peregrinos de Nossa Senhora de Fátima do Porto de Santos, com a decisão da Codesp de mudar a Santa de lugar.

Integrantes do grupo estiveram no último dia 19 na Câmara pedindo apoio dos parlamentares para que a imagem seja mantida no local. Entre os argumentos dos devotos está o fato de a decisão ter sido tomada sem qualquer consulta a população.

Após a leitura do documento pelo presidente do Legislativo, Manoel Constantino (PMDB), o vereador Benedito Furtado (PSB) contou que esteve com o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, e com a direção da Codesp para tratar do assunto. O parlamentar saiu otimista dos encontros. “Se essa arbitrariedade for suspensa, esta Casa terá exercido um grande papel”, destacou.

A vereadora Cassandra Maroni Nunes (PT), que é geóloga e esteve nesta quinta-feira na Codesp para conhecer o processo de retirada das rochas do canal de navegação, aproveitou a oportunidade para conversar com representantes da autoridade portuária sobre a Santa. “Eu acho que o desfecho pode ser positivo pela não remoção do monumento”.

O vereador Geonísio Pereira Aguiar (PMDB) contou que também conversou com Sérgio Aquino e que assim que o secretário soube que o monumento já é tombado, entendeu que deveria ser mantido no local.

O monumento de Nossa Senhora de Fátima, escultura do artista Heitor Usai, está no Porto desde 1951. No próximo dia 13 de dezembro completará 60 anos. A ideia de instalar na praça da região de Outerinhos a imagem da Santa partiu do Padre Roberto Maria Drumond Gonçalves.

Em 2003 e 2004, a Câmara aprovou duas leis que instituíram no calendário oficial do Município o Dia do Aniversário do Monumento de Nossa Senhora de Fátima e a Consagração do Porto de Santos à Virgem Maria, e o Dia da Procissão como Evento Religioso da Aparição de Nossa Senhora de Fátima, comemorados em 13 de dezembro e 13 de maio, respectivamente.