Boquinha quer cinzeiros nas calçadas e praças

PL será apresentado durante sessão

Curtir
O vereador Geonisio Aguiar (PMDB), o Boquinha, apresenta na próxima sessão o Projeto de Lei onde dispõe sobre a colocação de lixeiras com cinzeiros nas calçadas e praças públicas.

Após a Lei Estadual nº 13.541/2009 ter sido sancionada pelo Governador José Serra, as vias públicas, passeios públicos e praças já se encontram com grande quantidade de bitucas e restos de cigarro que são lançadas diretamente sobre o chão.

As lixeiras hoje instaladas na Cidade não são utilizadas pelos fumantes para descartar o término dos cigarros, tendo em vista que as mesmas além de serem feitas de material plástico, ainda são revestidas por sacos plásticos, o que em contato com as bitucas de cigarro, muitas vezes acesas, poderão causar danos e avarias.

No meio ambiente o lixo em geral é poluente, mas as bitucas de cigarro são de longo processo de dissolução, agravando ainda mais a poluição do mesmo, além de provocar entupimento de bueiros e provocar enchentes nas ruas.

Por não poder mais fumar em locais fechados, muitos fumantes ficam na porta de estabelecimentos privados e das repartições públicas fumando, sozinhos ou em grupos, e muitas vezes por não terem outra opção, acabam descartando as bitucas e restos de cigarro no chão.

Por todo o exposto, se torna imprescindível a reformulação técnica das lixeiras, de modo que elas sejam adequadas as novas necessidades da população e até mesmo da nossa Cidade, conservando-a limpa e protegendo o meio ambiente.

Anderson Prado/
Vereador Boquinha /Tel: 013 - 3219-3071