Boletim de ocorrência: registros auxiliam ações da polícia

Ações estratégicas de combate ao crime, e recursos materiais, tecnológicos e humanos das polícias são definidos a partir de estatísticas. Os dados que norteiam as decisões são resultado do registro de delitos, ou seja, dos boletins de ocorrência. Por isso, a importância de o cidadão vítima de algum crime documentar o fato.

Os delitos que não são registrados dificultam o planejamento das polícias. O alerta foi dado por representantes do Conseg Centro Histórico que estiveram reunidos com o presidente da Câmara de Santos, Sadao Nakai (PSDB), na quinta-feira (dia 17 de janeiro), na sede do Legislativo. Participaram do encontro o presidente do Conseg, Bolivar Santos Xavier, o vice-presidente, Luiz Antonio Pires e o secretário da entidade, Júlio Domingues Rodrigues.

Para incentivar o registro de boletins de ocorrência, a ideia do Conseg, segundo Bolivar, é criar uma campanha. Quanto mais informação dos cidadãos as polícias receberem, maior é a participação da sociedade no planejamento da segurança urbana.

O vereador Sadao lembrou que hoje já existem alguns delitos, cujo registro não requer a presença da vítima no distrito policial. Pela internet, na chamada delegacia eletrônica (http://www.ssp.sp.gov.br) é possível registrar vários tipos de ocorrência, como por exemplo, furto ou perda de celular, furto de veículo e ameaça.

As investigações sobre crimes registrados em boletins eletrônicos são realizadas pelas delegacias de polícia das áreas onde ocorreram os fatos. Na página da Secretaria de Segurança Pública do Estado também é possível acompanhar o andamento do registro.

Conseg
Formados por grupos de pessoas do mesmo bairro ou município, os Conselhos Comunitários de Segurança apontam problemas, discutem, analisam, planejam e acompanham soluções. Os Consegs também desenvolvem campanhas educativas e buscam parcerias com lideranças locais. Cada conselho é uma entidade de apoio à polícia nas relações comunitárias.

Para saber mais informações sobre o Conseg Centro Histórico, basta entrar em contato pelo e-mail santos1@conseg.sp.gov.br.

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Santos