Barbosa questiona qualidade da água da Sabesp

Vereador quer que empresa esclareça dúvidas

O vereador Paulo Gomes Barbosa, líder do PSDB na Câmara de Santos, apresentou requerimento na sessão da última quinta-feira (14/02/08), solicitando que a Casa convide, por meio da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Consumidor, o superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Reynaldo Young, para prestar os devidos esclarecimentos sobre os processos de aferição da qualidade da água distribuída pela Sabesp em Santos.  A qualidade da água distribuída pela empresa foi tema de várias matérias publicadas recentemente em veículos de comunicação da região.

Conforme as reportagens,  a água fornecida pela Sabesp esteve imprópria em quase todos os meses de 2007. Bertioga e Peruíbe seriam as cidades mais problemáticas, com o registro de coliformes em grande parte do ano. Em Santos o problema teria ocorrido com menor freqüência, limitado apenas ao mês de março. Questionada sobre o problema, a empresa ratificou a segurança do consumo de água e garantiu que, em todas as contraprovas realizadas, não houve a constatação de irregularidade na qualidade do fornecimento.

“Apesar de todas as justificativas dadas pela empresa, com dados e explicações detalhadas, muitos ainda insistem em vir à mídia, fazendo uso do assunto para resgatar fatos do passado que nada têm a ver com a garantia qualidade da água fornecida aos moradores da Baixada Santista, como por exemplo, a proposta de municipalização dos serviços de água e esgoto – tirada, literalmente, do fundo do baú por alguns”, argumentou Barbosa.

Investimentos - Para o vereador, a presença do representante regional da Sabesp na Câmara contribuirá para elucidar de vez as dúvidas ainda existentes a respeito das práticas adotadas para a verificação e garantia da qualidade da água que é fornecida aos moradores da Cidade.

Barbosa lembrou ainda que a empresa está investindo cerca de R$ 370 milhões na implantação de novos sistemas de produção, adução, reserva e distribuição de água. “Não podemos deixar de ressaltar também que, atualmente, a Baixada Santista recebe o maior programa regional de obras de saneamento em curso no País, que garantirá a ampliação dos sistemas de abastecimento e esgoto”.

Informações:
Rua XV de Novembro, 103/109 – Santos – SP. - Tel.: (13) 3219-1848 – 3211-4112