Banha sai em defesa de trabalhadores operários

Alojamentos inadequados preocupam parlamentar

Depois que o vereador Antônio Carlos Banha (PMDB) requereu maior fiscalização nos alojamentos dos operários de construções civis, a Prefeitura de Santos deu um prazo de uma semana para que as construtoras mantenham os abrigos dentro das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério do Trabalho.

A propositura de Banha foi apresentada em fevereiro e somente na próxima semana os fiscais da Prefeitura vistoriarão os locais. Porém, segundo o parlamentar, as construções de edifícios particulares não são as únicas que oferecem abrigos em más condições. “Os alojamentos do prédio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na rua Silva Jardim, também não oferecem as mínimas condições de higiene. É preciso de uma intensa fiscalização no local, ainda mais com o atual surto de dengue”, explica Banha.

O vereador entende que parte dessas grandes empresas, além de descumprir as normas da Vigilância Sanitária, não oferece aos seus funcionários nem mesmo os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados. “É um verdadeiro descaso com a vida humana. Os salários são baixos e as condições de trabalho e moradia deixam a desejar. As normas da Vigilância Sanitária e do Ministério do Trabalho devem ser cumpridas. É o mínimo”, diz Banha.

Vereador Antônio Carlos Banha

Jornalista Vitor Gomes