Banha questiona qualidade dos abrigos municipais

Manifestação foi feita na sessão em plenário

Há menos de dois meses, o vereador santista Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) - por meio de requerimento e indicação - pediu mais investimentos nos abrigos municipais para melhorar tanto a qualidade de vida das pessoas atendidas, quanto dos funcionários que neles trabalham. Até o momento, sem respostas, o parlamentar retomou o assunto e nesta segunda-feira, dia 17, apresentou, em plenário, uma série de questionamentos baseados em uma apuração feita pelo Ministério Público: faltam de assistentes sociais e psicólogos nos abrigos municipais de Santos.

“Por que os abrigos municipais estão sem funcionários? O orçamento da Secretaria de Ações Sociais (Seas) deste ano – R$ 30 milhões - não é o suficiente para oferecer condições de trabalho e atendimento dignos? Por que os assistentes sociais e psicólogos não precisam permanecer nos abrigos?”, indagou o parlamentar.

Banha entende que todos os abrigos de menores da cidade precisam ser revistos, assim como as formas de disciplinar os jovens. “A antiga Febem (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor) já se mostrou, há muito tempo, ineficaz. Agora, ela deu lugar à Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) um exemplo de como reintegrar jovens marginalizados à sociedade, com trabalho, educação, formação profissionalizante, estudo, atividades esportivas e socioculturais. É disso que precisamos, pois nossos adolescentes não podem ficar lá dormindo, vendo televisão, jogando vídeo-game violentos, no ócio”.

Assessoria de imprensa do vereador Antônio Carlos Banha
Vitor Gomes - Tel.: (13) 3021-6394; 3219-6419