Banha quer telhados pintados de branco

Estudo mostra que cores claras amenizam o calor

Compartilhe!

1 curtiu


O vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) sugeriu ao prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB), o incentivo de uma medida simples, mas que pode contribuir com a melhoria do clima da cidade. Trata-se de, apenas, criar palestras que mostrem aos munícipes as vantagens de se pintar os telhados de branco. Baseado em informações de estudos do departamento de tecnologia de energia do governo dos Estados Unidos, o Environmental Energy Technologies Division, o parlamentar defende sua proposta dizendo que os telhados claros podem refletir em torno de 75% da luz solar. “Isso significa que ao contrário dos telhados escuros, que absorvem o calor do sol, um telhado branco não retém tanta energia e calor”, diz Banha.

Comercializados há cerca de 10 anos nos Estados Unidos, os telhados brancos já estão se tornando padrão em algumas localidades. Também são fáceis de serem encontrados, estando presente em 75% das lojas americanas da rede Wal-Mart. Mas, de acordo com Banha, não é só nos Estados Unidos que este tipo de telhado é incentivado. Em cidades desenvolvidas como Dubai, Nova Déli, na Índia, e Osaka, no Japão, os telhados reflexivos são promovidos pelas autoridades locais, com objetivo de reduzir os gastos em energia.

“Já, Califórnia, Flórida e Geórgia adotaram códigos que encorajam a adoção desses telhados em edifícios comerciais. Não queremos que a população troque os telhados de seus imóveis por outros brancos, mas apenas pintá-los com tinta acrílica ou mesmo cal. Se Santos (uma cidade quente) aderir a esta prática, isso poderá significar melhoria do conforto térmico, além de uma considerável redução no consumo de energia elétrica, já que teremos menos ar-condicionados e ventiladores ligados”, explica o parlamentar.

Vitor Gomes
Assessoria de imprensa do vereador Antônio Carlos Banha
Contatos: (13) 3021-6394 / (13) 3219-6419