Banha quer municipalizar Hospital dos Estivadores

Unidade foi símbolo de conquista de trabalhadores

Curtir

Inaugurado em 1970, o Hospital dos Estivadores era o símbolo da conquista de uma classe trabalhadora, que ajudou a construir essa cidade e transporta nas costas o crescimento desse país, os estivadores.

Mas o que era para ser um histórico de grandes serviços prestados a comunidade, virou uma montanha de problemas. Greves, falta de recursos, problemas estruturais, falta de verba, aberturas e fechamentos frequentes e até um incêndio. Foram tantas as dificuldades que culminaram no fechamento de instituição em dezembro de 2004 sob respaldo de uma liminar judicial.

Estamos perto de completar cinco anos sem um hospital dessa magnitude e não vamos fazer nada?!!!! Sabemos das dificuldades que nossa região atravessa com a falta de leitos e de espaços como esse para prestar atendimento de qualidade. Com o fechamento do hospital, 134 leito s SUS foram desativados.

É preciso municipalizar a entidade. Trazer para os braços do poder público municipal a responsabilidade de administrá-la. A experiência demonstrada pela Secretaria da Saúde nos últimos anos, com o investimento em infra-estrutura, novas unidades, campanhas e planejamento prova a capacidade do executivo no setor.

Transformar o Estivadores em hospital público municipal é garantir maior acesso aos munícipes, mais vagas, mas especialidades médicas, mais leitos SUS. É abrir a possibilidade de investimentos do Estado e União para compra de equipamentos médicos.

O local, onde está o prédio, é uma área estratégica em atendimento. É próxima dos bairros do Centro, onde se concentra a maior parte da população de baixa renda.

Além de tudo, reeguer a unidade, que deveria ser referência em nossa cidade, é também trazer de volta parte do orgulho dos estivadores, uma classe que tem sofrido sucessi vas perdas nas últimas décadas no contexto nacional.

Saber da utilidade e da necessidade desse hospital para os munícipes é simples. Pergunte a qualquer um na rua se quer a entidade de volta. Certamente a resposta seria sim.

Por isso estou propondo a criação de uma Comissão Especial de Vereadores para analisar e pleitear a municipalização do antigo hospital.

3219-6419 / 3219-3158

Delete & Prev |  Delete & Next