Banha quer Casa Dia para idosos com Alzheimer

Proposta será apresentada hoje na Câmara

Se uma indicação do vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) for aprovada, Santos poderá dar origem a Casa Dia, um serviço para os portadores de Alzheimer. A proposta do trabalho, que será apresentado nesta segunda-feira, dia 24/05, é oferecer um local apropriado para receber portadores da doença. Nele, o paciente usufruirá de todos os cuidados que necessitar. “Já aos familiares e acompanhantes daremos apoio, auxilio, orientações e informações sobre a doença – tudo isso para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social dos indivíduos que sofrem de Alzheimer”, explica o parlamentar.

Banha justifica sua propositura apoiado em números da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria Municipal de Saúde. “A população de idosos hoje, em Santos, é de 76.384 pessoas. Segundo Projeção da Organização Mundial de Saúde, 10% de idosos sofrem de Alzheimer. Com base nesses dados, estima-se que Santos possui um universo de cerca de 7.600 pessoas portadoras da enfermidade. Infelizmente muitos familiares não tem como cuidar destes idosos por trabalharem fora. Além disso, não contam com recursos para pagar um cuidador. Por isso, a importância da Casa Dia”.

Assessoria de imprensa do vereador Antônio Carlos Banha
Jornalista: