Banha destaca trabalhos apresentados em plenário

Saúde e segurança são motivo de trabalhos

Curtir

Mutirão contra dengue

Assim que o secretário de Saúde de Santos, Odílio Rodrigues, anunciou epidemia de Dengue em Santos, o vereador Antônio Carlos Banha (PMDB) iniciou estudos para a realização de um mutirão contra a doença. O parlamentar acredita que a participação da sociedade e a criação de cursos e palestras podem contribuir, e muito, com a conscientização da população e, consequentemente, com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Como em outras épocas, Banha buscará a participação do Exército.

A proposta é criar discussão e articular ações que envolvam todos os segmentos sociais no combate à dengue, com o apoio dos clubes, igrejas, associações de bairro, quarteis e escolas. “A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santos, que precisa promover reuniões para avaliar a implementação das ações previstas e outras iniciativas que possam ser realizadas durante os meses de chuvas e calor, como forma de evitar a proliferação do mosquito. Já nos cursos e treinamentos serão abordados temas como a identificação e eliminação de objetos que possam se transformar em criadouros do mosquito. Temos que nos mobilizar para reverter essa realidade. Não se trata mais um surto, e sim de uma epidemia. Há crianças sem leito, há crianças morrendo” diz o vereador.

Calçada ecológica

Antes de o projeto de padronização das calçadas de Santos ser finalizado, o vereador Antônio Carlos Banha (PMDB) sugerirá ao prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) estudos para incluir no projeto uma espécie de calçada ecológica. Segundo o parlamentar, além de contribuir com o paisagismo da cidade, a calçada ecológica amenizaria as enchentes. “O nosso secretário de Meio Ambiente, Fábio Nunes, enquanto vereador, defendeu bastante esta questão. Agora, queremos que a calçada ecológica seja incluída no projeto de padronização”, explica Banha.

De acordo com o parlamentar, a calçada possuirá canteiros que acompanhem os muros das residências. “Assim, nos períodos de fortes chuvas, os alagamentos seriam amenizados, uma vez que parte da calçada será permeável”, diz Banha, que é vice-presidente da Câmara de Santos.

Cadastro de moradores de rua

Preocupado com a quantidade de moradores de ruas de Santos, o vereador Antônio Carlos Banha (PMDB) deseja a realização de estudos para implantação de um arquivo público que cadastre os indigentes da cidade. Banha justifica sua idéia afirmando que, por ser acessível, desenvolvida e agradável, a cidade atrai gente de diversos lugares que buscam melhores condições de vida. “Porém, muitos não encontram e acabam nas ruas. Alguns chegam ao ponto máximo da decadência de um ser humano: a indigência”.

O parlamentar entende que o cadastramento seria uma forma de ajudar estas pessoas e seus familiares que, muitas vezes, não sabem se seus paradeiros. “Por isso, a importância de a Santos contar com um arquivo com fotos e digitais destes moradores de rua. Ficaria mais fácil para se identificar até mesmo, pessoas desaparecidas”, explica o vereador, que é vice-presidente da Câmara de Santos.

Acesso e segurança

Em plenário, o vereador Antônio Carlos Banha (PMDB) quer mais um acesso ao pólo industrial da Alemoa pela rodovia Anchieta. O parlamentar entende que a obra é mais do que necessária. “E se houver um incêndio ou qualquer outra situação de emergência? Como os trabalhadores sairão do local, se só existe uma entrada e uma saída? Mais do que isso, o lugar precisa de um heli-ponto, caso haja necessidade de resgate”, questionou o parlamentar.

Em reunião com coordenador do Programa Médico e Saúde Ocupacional, Roberto Peralta, que atende as das empresas Vopak Brasil e Stolthaven Santos do pólo industrial da Alemoa, o vereador Banha soube que a questão é uma antiga luta das empresas locais. “Nas épocas de movimentação de de soja e álcool, o movimento de caminhões barra a entrada e saída do pólo. Queremos mudanças. Não podemos arriscar a segurança de nossos trabalhadores. E se tivermos um problema, como sairemos do local? A pé?”, indagou o médico.

Gabinete: Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim