Baixada Santista quer obras de infraestrutura e equipamentos públicos

Propostas para o Orçamento do Estado foram apresentadas na Câmara

1 curtiu

Deputados estaduais, vereadores da Baixada Santista e representantes de prefeituras conheceram nesta segunda-feira (dia 19 de setembro) as principais demandas dos moradores da região. Eles participaram de audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que teve como objetivo coletar sugestões de investimentos para o Orçamento 2012.

A audiência, realizada na Câmara de Santos, foi conduzida pelo deputado Vitor Sapienza (PPS). Também participaram o vice-presidente da CFOP, Luiz Claudio Marcolino (PT), e os deputados Regina Gonçalves (PV), Donisete Braga e Telma de Souza (ambos do PT). O presidente do Legislativo santista, vereador Manoel Constantino (PMDB), integrou a mesa de trabalhos.

Outros parlamentares da cidade, e os vereadores de Praia Grande, Leandro Rodrigues Cruz (PMDB), de Peruíbe, Maria Onira Betioli Contel (PT), e de Itanhaém, Regina Célia de Oliveira (PT), também acompanharam o debate, que aconteceu no plenário Dr. Oswaldo de Rosis.

Entre políticos e populares, 20 pessoas se inscreveram para utilizar a tribuna do plenário. E demandas não faltaram: construção de um túnel ligando a Zona Noroeste a Zona Leste de Santos, investimentos no Hospital dos Estivadores, implantação de uma delegacia de defesa da mulher em Itanhaém, reforço do efetivo policial na Baixada Santista, melhorias no sistema Anchieta-Imigrantes, e o aumento da malha cicloviária da região foram algumas das reivindicações.

Investimentos no Poder Judiciário, recursos para o reajuste salarial de servidores públicos do Estado, além do custeio Iamspe, também integraram a pauta de solicitações.

Desde 2005 a CFOP realiza audiências públicas nas regiões administrativas para debater o Orçamento. A deputada Regina Gonçalves destacou a importância dos debates regionais, que servem, principalmente, para “diminiur as lacunas entre o Estado e a população”.

As propostas serão avaliadas por uma equipe técnica da Alesp, podendo ser ou não aproveitadas. Interessados em sugerir emendas ao Orçamento 2012 ainda podem apresentar ideias pela internet, no portal da Alesp: www.al.sp.gov.br.