Bairro Chinês pode voltar a existir

Vereador quer resgatar história de Santos

Compartilhe!

1 curtiu

  

O Valongo, bairro do Centro de Santos já foi conhecido como bairro Chinês. Sua denominação remonta à época em que os imigrantes japoneses, instalados nos bairro em chácaras, produziam frutas, legumes e verduras, e por terem olhos rasgados, foram confundidos com os chineses. Uma indicação do vereador Odair Gonzalez (PR), apresentada na Câmara Municipal de Santos (em 03/08/2009) pode reviver a história da região, trazendo de volta o nome de bairro Chinês a planta dos bairros santistas, além de resgatar as lembranças do início do século XX, época de prosperidade de Santos. 

A indicação vem de encontro à vontade dos moradores que fizeram abaixo-assinado reivindicando a volta do bairro em Santos. O prefeito João Paulo Tavares Papa deverá ser oficiado para que, na elaboração do próximo Plano Diretor, a ser encaminhado a Câmara neste semestre seja restabelecido o histórico bairro Chinês, localizado dos sopés dos Morros da Penha, Pacheco e São Bento, até a rua Marques de Herval, entre a rua São Bento e o início do bairro do Saboó.  

"Muitos santistas lembram do bairro Chinês. Mesmo com o nome antigo em desuso, a simples lembrança é significativa para a identificação da população que morou ali. Hoje esse bairro só existe mesmo na memória de alguns", relata Odair Gonzalez. 

Na justificativa da Indicação o vereador conta que o nome também não resistiu ao tempo. "O bairro das ruas Caiubi, Marquês de Herval, Senador Cristiano Otoni, Visconde de São Leopoldo, Alexandre de Gusmão acabou sendo conhecido apenas como Valongo. Odair Gonzalez ressalta que os moradores do local ainda guardam "muitas e boas recordações", como as concorridas sessões do cine São Bento, os blocos carnavalescos como os "babys do jardim da infância" "e turistas do bairro chinês", a casa de danças de Vassourinhas, a casa Amado, a padaria chinesinha (que resiste até hoje). 

"Grandes craques dos Barreiros conseguiam fazer a moçada do bairro vibrar. Até hoje é conhecido como "Barreiros do Bairro Chinês". Aos poucos, com o crescimento da cidade, o bairro constituído por maioria de imigrantes portugueses e espanhóis, sofreu um esvaziamento com as famílias mudando-se para outros locais. Muitos dos nascidos no bairro chinês trabalharam e contribuíram para a evolução e crescimento de Santos e gostariam de resgatar a memória desse histórico bairro santista, motivo pelo qual, apresentei essa indicação", justifica o vereador. 

Assessoria de Imprensa: Luciana Leal - MTB 22.489
Cel. 13 88158977, 13 97571004
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 3º andar – Santos.
Fones: (0xx13) 32191848 - 3211-4100 (Luciana e/ou Melissa)
E-mail:
odairgonzalez@camarasantos.sp.gov.br  
www.odairgonzalez.com.br