Aula inaugural movimenta Baixada Santista

1 curtiu

Na última segunda-feira, dia 6 de março, o reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ulysses Fagundes Neto, ministrou a aula inaugural do Campus Baixada Santista desta que é a primeira instituião pública federal de ensino superior da região.

A Vereadora Cassandra destaca a importância do momento histórico sem paralelo para a Baixada Santista, que é resultado da luta da sociedade santista, durante décadas, no sentido de sensibilizar o governo federal da necessidade de implantar na região um pólo de produão acadêmica, pesquisa e extensão.

O significado desta aula, para Cassandra é o da realização de um sonho, pelo qual se dedicaram muitas pessoas da região, mas que é personificado na ação política incansável da Deputada Federal Mariângela Duarte (PT), que não poupou esforços, durante muitos anos para que a universidade aqui fosse instalada.

A aula inaugural foi realizada no Teatro Municipal de Santos, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais e representantes das universidades particulares da região. O Governo Federal esteve representado pelo ministro interino da Educaão, Jairo Jorge, em função da viagem do ministro Fernando Haddad, à Inglaterra.

Jairo Jorge ressaltou que a implantação do campus da Inifesp da Baixada Santista é parte de uma política do MEC, que prevê a criação de quatro novas universidades e 40 campi em 19 Estados. Com esta medida, o governo Lula criará 125 mil novas vagas no ensino público de nível superior. O ministro interino lembra que "esta é a maior ampliação do ensino público superior nas últimas duas décadas".

A instalação da Unifesp é o início de uma nova etapa no processo de desenvolvimento para a Baixada Santista, região que foi preterida por todos os governos federais passados. A princípio, as aulas nos cinco cursos já abertos na Unifesp Baixada (Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional) serão realizadas no Educandário Anália Franco, na Avenida Ana Costa, pois o edifício locado pela Prefeitura para abrigar provisoriamente a Unifesp, ainda está sendo reformado.

No entanto, o campus definitivo da universidade deverá ser construído em duas áreas pertencentes à União, e na Hospedaria dos Imigrantes, a ser cedida pelo Governo do Estado, todas na Vila Mathias. Além disso, novos cursos poderão ser abertos na instituição, conforme informou a Deputada Mariângela Duarte, que já manteve tratativas com a direão da Unifesp, neste sentido.