Aula de história traz alunos à Câmara

Alunos da rede municipal mostram interesse político

Giovanna Carlin

Com a intenção de conhecer na prática o que aprenderam em sala de aula, a UME Cidade de Santos, localizada no bairro do Embaré, trouxe um grupo de 12 alunos entre 14 a 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental II, para visitar a Câmara Municipal, nesta terça-feira (12/06).

“Estamos trabalhando agora a questão da República Velha – que teve entre os acontecimentos em 1891 a separação dos três poderes: poder executivo, poder legislativo e poder judiciário - e essa visita vem a calhar para mostrar a eles como é o funcionamento do Legislativo”, explica o professor de História, Délcio Oliveira, que acompanhou a turma.

O vereador Sérgio Santana recebeu os alunos no Plenário Dr. Oswaldo de Rosis, onde contou sua trajetória, explicou o funcionamento da Câmara, abordou alguns de seus projetos e além de tirar dúvidas aproveitou  a oportunidade para conscientizar os jovens para as próximas eleições.

Santana ainda ressaltou a importância de uma Escola Municipal participar de visitas escolares na Câmara. “Acho importante o Poder Público Municipal, o Prefeito e até mesmo o secretário de educação retificar a importância dos alunos da nossa rede estarem aqui na Câmara para tirar suas dúvidas e trazer sugestões”, afirma.

Para a aluna Giovana Cristina, de 14 anos, a visita colaborou muito na sua visão sobre a política. “Política é um termo que virou um certo tabu, pois existem várias formas de pensar e várias discussões sobre. Ter a oportunidade de poder vir, entender o que está acontecendo, conversar com alguém que faz parte desse ramo e ter outra visão sobre o assunto é algo que me deixa bem, porque a política envolve o meu país e estou no meio disso”, explica.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial dos Bombeiros que fica dentro da Casa Legislativa e mantém viva a história do Castelinho, prédio que atualmente abriga a Câmara de Santos e funcionou como sede do Corpo de Bombeiros.

Visite a Câmara

Criado em 2011, o “Visite a Câmara” foi idealizado pelo vereador Manoel Constantino com o objetivo de aproximar os alunos da rede pública e privada das atividades legislativas. Nas visitas, os alunos são recebidos por um vereador da Câmara de Santos para aprenderem sobre o funcionamento da Casa e tirarem suas dúvidas sobre o Poder Legislativo e política em geral.

A Câmara Municipal está de portas abertas a grupos de estudantes. As visitas monitoradas podem ser agendadas por professores ou responsáveis das unidades de ensino municipais, estaduais ou privadas pelo telefone (13) 3211-4147, no horário de funcionamento da Câmara, das 8h às 18h.

Álbum de Fotos