Audiências públicas ganharão espaço na internet e na TV

Atividades também serão divulgadas no Diário Oficial

Transmissão das audiências públicas, ao vivo, pela internet. Esta é uma das novas ferramentas de transparência da Câmara de Santos, e que deve estar à disposição da população pelo site do Legislativo já em abril. Com mais esse canal de comunicação, a ideia é ampliar a participação dos munícipes no acompanhamento das questões da cidade. Hoje, apenas as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes são transmitidas pela internet no www.camarasantos.sp.gov.br.

O próximo passo, de acordo com o presidente da Câmara, vereador Sadao Nakai (PSDB), será acrescentar essa programação também na televisão. “Aos poucos, nós vamos inserir esses eventos na grade da TV Câmara (canal 9, da Net). Primeiro reprisando as audiências na TV. Depois, começaremos a transmitir ao vivo também”.

Para isso, já há diálogo com a Assembleia Legislativa, responsável pelo canal, visando a ampliação do horário disponível para a Câmara de Santos. Atualmente as sessões, às segundas e quintas, a partir das 18 horas, são transmitidas ao vivo. “Como já temos horário pela manhã disponível para a Câmara, também queremos reprisar as sessões, dando mais oportunidades para que o cidadão acompanhe os debates em plenário”.

Segundo Sadao, para que o processo de democratização das decisões políticas se concretize, é preciso que a população se aproprie das informações sobre as ações do poder público. Por isso, a importância de ampliar as ferramentas de comunicação.

Com o mesmo objetivo, a Câmara passará a informar suas atividades no noticiário do Diário Oficial do Município. A ideia é que, principalmente as audiências públicas ganhem mais publicidade. O formato ainda está sendo definido entre o Legislativo e o Executivo. “Nós estamos sugerindo, inicialmente, uma agenda semanal com os eventos. Depois, esse espaço será ampliado. Vamos divulgar a instituição e não os vereadores”, explicou Sadao.

Estagiários
Abrir a Câmara para receber jovens talentos e, ao mesmo tempo, trazer para Legislativo conceitos atuais das mais diversas áreas. É o que pretende a Mesa Diretora com a contratação, por meio de convênio, de estagiários.

“A iniciativa, além de resultar em oportunidade aos estudantes universitários, também visa aproximar o Legislativo da produção acadêmica. Quantos temas são pensados e desenvolvidos hoje nas universidades e que nós desconhecemos? Pesquisas que poderiam ser utilizadas pelo Legislativo para aperfeiçoar a cidade. Com estagiários atuando na estrutura da Casa, esse diálogo com as faculdades será facilitado”, explica Sadao.

O convênio com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) está sendo finalizado. Inicialmente serão contratados estudantes de Ciências Jurídicas, Tecnologia da Informação, Comunicação, Engenharia, Ciências Contábeis e Economia.

Qualificação
Outra iniciativa da Mesa Diretora visa qualificar os servidores da Câmara. Por meio de convênios com as universidades do município, será oferecida oportunidade para que o funcionário realize curso de graduação ou pós-graduação, com desconto nas mensalidades. As conversas com as faculdades pretendem ampliar o benefício também aos dependentes dos servidores.

Andrea Rifer
Coordenadoria de Comunicação Institucional