Audiência pública vai debater falta de leitos

Iniciativa é da CEV que trata da saúde local

Compartilhe!

1 curtiu

A falta de leitos hospitalares na região, gerando sobrecarga na rede municipal santista, será debatida dia 5 de abril, durante audiência pública marcada para as 15h, na Câmara Municipal. A iniciativa é da Comissão Especial de Vereadores presidida pelo líder governista no Legislativo, Manoel Constantino (PMDB), e da qual fazem parte também os vereadores Antonio Carlos Banha Joaquim, Benedito Furtado, Cassandra Maroni e Hugo Duppré.

Essa Comissão destina-se a tentar obter recursos, acompanhar o atendimento e propor possíveis melhorias nos hospitais e prontos-socorros de Santos. Inicialmente havia sido formulado convite especial ao secretário de Saúde de Santos, Odílio Rodrigues Filho, e ao Diretor Regional, José Ricardo Di Renzo, mas diante do crescimento dos casos de dengue e das dificuldades da rede de saúde em atender as pessoas infectadas, estão sendo chamados para participar da reunião todos os secretários de Saúde da Região Metropolitana e demais autoridades ligadas ao setor.

Embora os prefeitos da Baixada tenham entregado diversas reivindicações ao Governo do Estado em reunião realizada dia 19 de março, Constantino é de opinião que o assunto deve continuar sendo discutido, principalmente porque, passada a epidemia de dengue, o problema da falta de leitos continuará sendo sentido. O vereador cita posição do prefeito João Paulo Tavares Papa, para quem a prioridade é a ampliação da oferta de leitos para média e alta complexidade.

O líder governista destaca que há consenso sobre a necessidade de reaparelhamento dos hospitais São José (São Vicente) e Santo Amaro e Ana Parteira (Guarujá), além de outros nos demais municípios, a fim de desafogar a demanda na rede ambulatorial santista. “Tanto assim que esse foi um dos pedidos entregues ao secretário-adjunto de Saúde do Estado, Nilson Páscoa, juntamente com a liberação de recursos para custeio e outros serviços”, observa.

Dengue
Apesar de não fazer parte do elenco de atribuições da Comissão Especial, outro aspecto, também discutido pelos prefeitos, deverá ser abordado na audiência pública: a ampliação da infraestrutura para combate à dengue, que já é considerada epidemia na região, com centenas de casos nos vários municípios.

Assessoria de Imprensa
Gabinete: Vereador Manoel Constantino