Audiência pública reúne 200 cidadãos

Debate foi realizado na quarta-feira, dia 21, na Unisanta, e contou com palestras do advogado Sérgio Sérvulo da Cunha e do cientista político Alcindo Gonçalves. Participantes conheceram os modelos de sistema eleitoral

Cerca de 200 cidadãos acompanharam as palestras do advogado Sérgio Sérvulo da Cunha e do cientista político Alcindo Gonçalves durante audiência pública realizada pela Câmara de Santos, nesta quarta-feira (21 de agosto), para discutir itens da reforma política. O debate aconteceu na Universidade Santa Cecília e contou com a participação de alunos da instituição.

Os palestrantes destacaram a importância da participação da sociedade e apontaram itens para a reflexão sobre a reforma política pretendida “O agente dessa reforma é povo”, afirmou o advogado Sérgio Sérvulo.

Carregando em seu currículo a experiência de ter participado em Brasília, como coordenador do Bureau de Acompanhamento da Constituinte, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, ele questionou a plateia. “A reforma política que queremos é apenas eleitoral? Ou é também a reforma do Estado? Nós queremos a reforma da sociedade?”

Responsável por explicar as diferenças entre os sistemas eleitorais (proporcional, majoritário, distrital, entre outros), o cientista político Alcindo Gonçalves garantiu que não há um modelo ideal ou perfeito. E fez um alerta: “não tenhamos a ilusão que promovendo as mudanças do jogo estará tudo resolvido”.

Após as palestras, os participantes puderam fazer perguntas e opinar sobre os temas. O trabalho foi conduzido pelo presidente da Câmara e da Comissão da Reforma Política, vereador Sadao Nakai (PSDB). Além dele, também participaram da audiência os vereadores Benedito Furtado (PSB), Adilson Junior (PT), Ademir Pestana (PSDB) e Hugo Duppre (PSDB).

Site
Todas as informações da audiência pública serão publicadas no site que a Câmara criou para o tema: www.camarasantos.sp.gov.br/reformapolitica. No endereço eletrônico o cidadão também pode enviar perguntas e dar sugestões.

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Santos