Audiência Pública resgata memória cultural

Iniciativa é da Comissão Permantente de Cultura

A história do fado na cidade de Santos e a presença na memória cultural de outros gêneros musicais são o tema do projeto que será apresentado em audiência pública na Câmara Municipal de Santos, dia 6 de junho 2008, as 19h, no plenário Ulisses Guimarães (Rua XV de Novembro, 103).

O evento é uma iniciativa da Comissão Permanente de Cultura, presidida pel vereador Reinaldo Martins, e contará com a exposição da professora Drª Heloísa de Araújo Duarte Valente, coordenadora do Núcleo de Estudos em Música e Mídia - Musimid, vinculado à Universidade de São Paulo.

Heloísa apresentará o projeto "A canção das mídias: memória e nomadismo", bem como o livro e documentário dele decorrentes.Segundo o estudo, o maior contingente populacional de estrangeiros na cidade de Santos é de origem portuguesa e o município abriga, proporcionalmente, o maior número de imigrantes portugueses no país. "Aqui, o fado é entendido como gênero musical que consolida o cartão postal sonoro mais marcante de Lisboa e, por associação, de Portugal, mas que é possível de ser assimilado por toda a comunidade portuguesa e brasileira, no contexto da paisagem sonora local", diz Heloísa.

O Documentário que será apresentado traz depoimentos de radialistas, músicos, cantores, além de agentes sociais que contribuíram e contribuem para a permanência desse gênero musical que nã se circunscreve, necessariamente, a um vínculo com a população da cultura de o­nde se originou.