Audiência pública: incêndio em favelas

Legislativo realiza na quarta-feira (dia 9) audiência pública para discutir um Plano Municipal de Prevenção e Combate a Incêndio em Favelas.

A Câmara de Santos realiza na quarta-feira (dia 9) audiência pública para discutir um Plano Municipal de Prevenção e Combate a Incêndio em Favelas, proposta da vereadora Cassandra Maroni Nunes (PT). O encontro acontece às 19 horas, na Sala Princesa Isabel.

Para solicitar a realização da audiência pública, a parlamentar apresentou requerimento no início do mês passado. O objetivo é reunir moradores e autoridades públicas em torno de um projeto que atenda as necessidades da cidade. O encontro servirá, principalmente, para que a população possa fazer sugestões, participando diretamente da proposta.

Vale lembrar, que além de toda experiência em plano de prevenção de riscos acumulada pela vereadora quando esteve a frente da regional dos Morros, Cassandra também presidiu durante dois anos (2003 e 2004), a CEV para tratar especificamente de incêndios em favelas. Na época, um plano piloto chegou a ser implantado na Vila Butantã.

A favela escolhida foi mapeada e 25 moradores destacados receberam curso de brigadista do Corpo de Bombeiros, com 10 aulas sobre prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros.

Com base em informações do próprio Corpo de Bombeiros, de que as principais causas de incêndio em favelas são acidentes domésticos (ferro elétrico, panelas, má utilização do glp, velas) e curto circuito, o plano buscaria desenvolver ação preventiva para cada possível causa, noções de cidadania, conscientização e educação.

Além disso, o plano previa a melhoria de acessos para o combate ao fogo, instalação de rede especial com hidrantes e pequenas estações de combate. Assim, deveria envolver além da corporação dos bombeiros e dos moradores, as concessionárias de água e esgoto (SABESP) e energia elétrica (CPFL).

Agora, o que Cassandra propõe, em linhas gerais, é ampliar o projeto piloto da Vila Butantã, e reunir a cidade em torno de um projeto municipal, no intuito de evitar novas tragédias, como os recentes episódios da Vila Alemoa e do Jardim São Manoel.

Mais informações no telefone 3219-1890.