Audiência pública discute violência contra o idoso

Maus-tratos são praticados até por familiares

A violência contra pessoas da Terceira Idade foi debatida na audiência pública da Comissão Especial de Vereadores (CEV) do Idoso, realizada nesta quarta-feira (dia 27), na Casa-Dia Mãezinha Joana, na Rua Evaristo da Veiga, 207, Bairro Campo Grande, em Santos.

A CEV do Idoso é presidida pelo vereador Adilson Júnior (PT). Ao abrir o evento, ele anunciou recente decisão do Legislativo, que aprovou emenda de sua autoria ao regimento interno da Casa, criando a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Idoso.

“A partir da próxima legislatura, em 2013, todo e qualquer projeto envolvendo o idoso terá que ser previamente avaliado e aprovado por esta comissão, que terá poderes para convocar Audiência Pública, por exemplo, ampliando a participação popular”, explicou o vereador.

O tema envolvendo maus-tratos contra idosos foi apresentado na palestra “Entes, antes queridos”, pela assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEAS), Maria de Jesus Rosário Andrade, especializada em atendimento familiar e terapia comunitária.

Maria de Jesus abordou a questão com base em recente trabalho elaborado com dados do Conselho Municipal do Idoso e da Seção Central de Atendimento ao Idoso, da SEAS. Segundo ela, a violência contra o idoso preocupa, e não apenas a física, mas também a psicológica. “Em muitos casos, a violência é praticada pelos próprios familiares. Mas, que família é essa?”, indagou.

Entre as sugestões para prevenir o problema, a assistente social destacou a necessidade de a fase de envelhecimento ser estudada nas escolas e serem ampliados os serviços de apoio psicológico aos familiares de vítimas de violência.

Após a exposição, houve participação do público, com propostas para melhorar as condições de vida das pessoas da Terceira Idade. Mais uma vez, a questão das calçadas quebradas foi enfatizada pelos idosos, que citaram a necessidade de haver mais fiscalização da Prefeitura.

Sob a presidência do vereador Adilson Júnior, a mesa dos trabalhos foi composta pelo secretário de Assistência Social, Carlos Teixeira Filho, a palestrante Maria de Jesus Rosário Andrade, a responsável pela Casa-Dia, Ruth Bittar, e a chefe do Departamento de Proteção Especial da SEAS, Elvira Batista Rodrigues.

Durante a audiência pública houve apresentações do Coral Cecon Vida Nova, regido pela professora Cecília Gozzoli.

A CEV do Idoso é integrada pelos vereadores Adilson Júnior (presidente), Geonísio Pereira de Aguiar (PMDB), Marcelo Del Bosco (PPS), Sadao Nakai (PSDB) e Roberto Oliveira Teixeira (PMDB).

Gabinetes: 2ª Vice-Presidência, Paço Municipal, Pça. Mauá, s/nº – Centro – Santos/SP | Tel.: (13) 3219.1478 e R. XV de Novembro, 103/109 – 1º andar, Sl. 03 – Centro – Santos/SP – CEP 11010-151 | Tels: (13) 3219.5707 / 3211.4100

Site: www.adilsonjunior.com.br E-mail: vereador@adilsonjunior.com.br

Assessoria de Imprensa Luiz Carlos Ferraz - MTb. 2045