Audiência Pública discute projetos para Engenho dos Erasmos

Audiência está marcada para o dia 28, na Sala Princesa Isabel.

Curtir

Vereador Jama quer discutir projetos para o Engenho com a população

No dia 28 de agosto, às 15h30, será realizada audiência pública na Câmara Municipal de Santos para tratar da situação e de projetos para as Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos, patrimônio histórico localizado no bairro da Vila São Jorge, em Santos. O presidente da Comissão Especial de Vereadores do Engenho dos Erasmos, vereador José Antonio Marques Almeida (Jama), já confirmou a presença da professora Maria Cecília França Lourenço, diretora das Ruínas, que estão sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

O vereador defende que todo o projeto para o patrimônio, que teve suas bases lançadas em 1534, seja conhecido e discutido pela comunidade santista. “O estado de São Paulo, mais especificamente a cidade de Santos, abriga um dos monumentos mais importantes do primeiro ciclo econômico do Brasil, que foi o da cana-de-açúcar, nada mais justo que toda essa reserva histórica se reverta em desenvolvimento turístico e cultural”, observa Jama, para quem as Ruínas deveriam estar permanentemente abertas à visitação pública.

A audiência pública, como esclarece Jama, será uma boa oportunidade para uma reflexão democrática sobre o patrimônio, “não queremos imposições, queremos apenas garantir um espaço para que todos os segmentos sociais falem e apresentem idéias”.

Para a audiência do dia 28, que é aberta, estão sendo convidadas as universidades locais, “que precisam estar nessa discussão”, observa Jama. Ele lembra o ótimo trabalho desenvolvido pela Universidade Católica de Santos – UniSantos – junto à Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, que tem visitação diária. “Temos um acúmulo de trabalho que precisa ser melhor explorado na área histórica e cultural da região”.

Gabinete - Vereador Jama
Tels.: (13) 3219-3085 e 9712-8067