Audiência Pública discute dia (18) normas para a profissão de cabeleireiro

Em Santos, dois projetos disciplinam atividade.

Compartilhe!

2 curtiram

Audiência Pública discute dia (18) normas para a profissão de cabeleireiro

Dois projetos de lei que disciplinam o licenciamento sanitário de salões de cabeleireiros, institutos de beleza e afins e as atividades de cabeleireiros, manicures e barbeiros serão discutidos em audiência pública no próximo dia 18, às 19 horas, na Sala Princesa Isabel, da Câmara Municipal de Santos, no Paço Municipal. Foram convidados os secretários municipais Odílio Rodrigues, da Saúde e Tertulina Fernandes Vasconcelos, de Assuntos Jurídicos, além de representante do Gabinete de Assessoria Técnica e  Legislativa – GATL da Câmara Municipal  para opinar sobre os aspectos sanitários e  legais dos projetos.

Profissionais da área e alunos de escolas profissionalizantes vão participar da audiência que promete ser muito concorrida e provocar debates.  Para o vereador Benedito Furtado, que já participou de encontros prévios com cabeleireiros, para discutir o tema, existe atualmente, entre os profissionais mais comprometidos com a sociedade, preocupação em relação a cuidados sanitários.

¨Na atualidade um dos maiores problemas de saúde pública é a transmissão da hepatite C, que pode ocorrer no uso de alguns instrumentos como alicates e navalhas¨,  expõe Furtado.  O sangue de algum portador pode vir a contaminar profissionais e freqüentadores dos salões, se não houver uma limpeza e desinfecção adequadas desses materiais. ¨ Há também necessidade de disciplinar uso de produtos. É condenado, por exemplo, a reutilização de cera de depilação e muitos produtos químicos podem causar problemas de saúde¨.   

Os projetos atendem reivindicação da Associação Brasileira dos Profissionais em cabelo da Baixada Santista, recentemente formada, que está empenhada na regulamentação das atividades.   O projeto objetiva reduzir também o número de estabelecimentos que atuam de forma irregular, desrespeitando normas de higiene e salubridade e com qualidade precária de atendimento.

Entre os artigos do projeto que regula a atividade está previsto para o exercício da profissão a freqüência de escolas profissionalizantes ou possuir, no mínimo, um ano de exercício na área.  

Entre os cabeleireiros que estão liderando o movimento para regulamentação da profissão figuram Márcia Mendes, da Five Star Service Guaranteeed e Giorgio Enrique Ramallo, do Giorgio Coiffeur.

Informações sobre a Associação Brasileira dos Profissionais em Cabelo da Baixada Santista podem ser obtidas pelo telefone 3285.6993, ou na rua José Cabalero 15, Gonzaga e na internet www.abpcterra.com.br.

Assessoria de Imprensa
Gabinete: Vereador Benedito Furtado (PSB)
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850
www.beneditofurtado.com.br
gabinete@beneditofurtado.com.br