Audiência Pública debate Gestão Sustentável do Lixo Urbano

Encontro acontece dia (9), na Câmara

1 curtiu

Dia 9 de abril/2008, às 18:30 horas, ocorrerá Audiência Pública sobre “Gestão Sustentável do Lixo Urbano - Reciclagem e Educação Ambiental.\', na Câmara Municipal de Santos. O evento conta com a presença do diretor-executivo do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), André Vilhena.

O endereço é Rua XV de Novembro, 103/109 - Centro Histórico de Santos, no Plenário Ulysses Guimarães. A iniciativa é da Comissão Especial de Vereadores criada com a finalidade de acompanhar os serviços relativos à coleta, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos dos serviços de saúde, do lixo reciclável e do lixo domiciliar e urbano da cidade de Santos, presidida pelo vereador Prof. Fabião.

Quem é o Cempre

O Cempre é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores. Seu objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Os programas de conscientização são dirigidos principalmente a formadores de opinião, tais como prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não-governamentais.

O Cempre se apoia em um tripé que visa:

Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Resíduo Sólido Municipal, que é o conjunto articulado de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que uma administração municipal desenvolve (com base em critérios sanitários, ambientais e econômicos) para coletar, segregar, tratar e dispor o lixo de sua cidade; promover a reciclagem pós-consumo e difundir a educação ambiental com foco na teoria dos três R\'s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

As empresas associadas ao Cempre são:Alcoa, AmBev, Beiersdorf/Nivea, Carrefour, Coca-Cola, Gerdau, HP, Johnson & Johnson, Klabin, Kraft Foods Brasil, Natura, Nestlé, Pão de Açúcar, Pepsico do Brasil, Procter & Gamble, Philips, Sadia, SIG Combibloc, Souza Cruz, Suzano Bahia Sul, Tetra Pak, Unilever Brasil e Wal Mart Brasil

Fonte: www.cempre.org.br
Rua Bento de Andrade, 126 -Jd. Paulista - CEP: 04503-000 - São Paulo - SP
Tel: (0xx11) 3889-7806 - Fax: (0xx11) 3889-8721 - E-mail:
cempre@cempre.org.br

Dados

Estima-se que o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. Sessenta por cento dessa quantidade de resíduos sólidos urbanos são material orgânico, considerado de alto impacto ambiental. E 55% destes resíduos são lançados em lixões, muitas vezes comprometendo os lençóis freáticos. Cerca de 30% das moradias do país não têm coleta de lixo. Apenas 5% do lixo urbano é reciclado; na Europa e nos Estados Unidos são 40%.

Para André Vilhena, Diretor Executivo do CEMPRE, a viabilização da reciclagem no País depende de créditos e financiamentos públicos para a criação de cooperativas, investimentos em pesquisa, capacitação e da efetiva educação ambiental da população.

Atualmente, com os resultados alcançados, a coleta de produtos reciclavéis já gera uma economia que mobiliza milhares de pessoas no Brasil e também cria receitas sociais, devolvendo a dignidade à catadores. Para se ter uma idéia da força deste negócio: a reciclagem de papel branco, papelão e caixas de longa vida geram cerca de 25 mil empregos no país, sem contar a rede de catadores.

Fonte: Alexandre Carolo (celuloseonline)