Audiência promove minuta do projeto do Conselho da Paz

Encontro contou com ex-membro da UNESCO

Curtir

Santos poderá ter um Conselho Municipal de Cultura da Paz. O vereador Arlindo Barros (PSDB) presidiu uma audiência pública sobre o assunto na UniSantos no último dia 12 de março. O encontro teve a presença do ex-membro do Conselho Executivo da UNESCO, David Adams.

Barros apresentou no ano passado, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) sobre a criação do Conselho da Paz. Para isso, teve o apoio da presidente da Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artesanato (Abrasoffa), Helena Lourenço, além do executivo, representado na audiência pelo secretário de Defesa e Cidadania de Santos, Paulo Murat "O prefeito Papa entende que a cidade pode se tornar o núcleo da expansão dessa política no país", diz o secretário.

Em sua palestra, David Adams informou que para disseminar a cultura da paz, é necessário preencher oito eixos, chamado de pilares: Cultura da paz pela educação, economia sustentável e desenvolvimento social, compromisso com os direitos humanos, igualdade entre os homens e mulheres, participação democrática, compreensão, tolerância e solidariedade, comunicação participativa e livre fluxo de informações de conhecimentos, além de paz e segurança internacional.

Segundo Barros, o resultado da palestra foi positiva. "Na sessão do dia 18 de março, apresentarei uma indicação ao prefeito com a minuta do projeto de lei que cria a Conselho Municipal da Cultura da Paz (COMPAZ). Todas as audiência realizadas, reuniões e encontros nos puderam formular um projeto muito bem elaborado", diz o vereador.

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470