Audiência discutirá políticas para deficientes

Duppre quer ampliar programas de acessibilidade

Presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV), que visa acompanhar em Santos as “Políticas Públicas de Pessoas com Deficiência”, o vereador Hugo Duppre (PMN) convocou audiência pública para 18 de junho, a partir das 14 horas, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Bloco M, térreo, na Rua Oswaldo Cruz, 277, Bairro Boqueirão.

Hugo Duppre destacou a necessidade de serem ampliados os serviços públicos para os vários tipos de deficiente, seja diretamente pela Prefeitura, ou mediante convênio com o terceiro setor. “O que não pode prevalecer é a falta de atendimento e o descaso com as pessoas que possuem necessidades especiais”, afirmou, ao destacar que Santos tem muito que avançar em termos de acessibilidade.

“Há inúmeros prédios e áreas públicas na Cidade que ainda hoje é impossível o acesso de um cadeirante ou de um deficiente visual, pela total falta de sinalização”, disse o vereador, ao frisar que a CEV será fundamental em relacionar esses espaços e exigir providências do Poder Público.

“Será muito importante a participação da comunidade”, comentou. “Os assuntos a serem tratados são relevantes e de interesse de todos os quem defendem uma sociedade mais justa e solidária”.

Três painéis, seguidos de debate com os presentes, estão programados. No primeiro, para desenvolver o tema “Projetos de Inclusão Desenvolvimentos pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc)”, haverá exposições de Débora Mercedes Ramos Pinho, Chefe da Sessão de Atendimento às Necessidades Educacionais Especiais; Susanna Artonov, Chefe da Coordenadoria de Políticas Educacionais.

O segundo painel será sobre “Acessibilidade” e terá exposições de Célia Regina A. Diniz, presidente do Condefi, o Conselho Municipal para Assuntos das Pessoas Deficientes; e Luciano Marques de Souza, Coordenador de Defesa de Políticas para Pessoas Portadoras de Deficiência.

Já o terceiro e último painel abordará o “Esporte e seus Valores na Inclusão Social”, com palestra Paulo Eduardo Chieffi Agaard, o Pauê, atleta paraolímpico, campeão mundial de Triathlon (2002), autor do livro biográfico "Caminhando com as próprias pernas".

A CEV também é formada pelos vereadores Adílson dos Santos Júnior (PT), Fábio Alexandre Araújo Nunes (PSB), Geonísio Pereira Aguiar (PMDB), Marcelo Del Bosco Amaral (PPS), Odair Gonzalez (PP) e Sadao Nakai (PSDB).

Gabinete: R. XV de Novembro, 103 – 2º andar, Sl. 09
Tels: (13) 3219.6391 / 4211.4100 Ramais 4117 / 4172 (Mariana)
E-mail: hugoduppre@camarasantos.sp.gov.br
Luiz Carlos Ferraz MTb.2045