Audiência discute o envelhecimento saudável

Reunião é nesta quarta-feira na Câmara

"A convidada desse mês é a jornalista Helle Alves que falará sobre o tema ‘Envelhecer não dói’

Nesta quarta-feira (26/08), às 14h30, será realizada na sala Princesa Isabel, audiência pública que possui como tema ‘Envelhecer não dói’. Com o objetivo de estar sempre abrindo espaço para discussões que envolvem a melhoria na qualidade de vida dos idosos de Santos, mensalmente é realizada uma audiência pública para debater os mais diversos temas ligados ao público-alvo, os idosos.

Presidida pelo vereador Adilson Júnior (PT), a convidada para discutir o tema central é a jornalista Helle Alves. Essas audiências fazem parte da Comissão Especial de Vereador (CEV) que recebe o nome de Qualidade de Vida para o Envelhecimento Saudável que foi criada com o intuito de acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas a terceira idade, bem como debater temas ligados ao idoso.

“Temos muito a fazer para os santistas da melhor idade. Essas audiências mensais são um instrumento para estimular a discussão de temas voltados às políticas sociais”, explica o vereador. Atualmente cerca de 60 idosos participam das audiências.

Durante esse ano, essas reuniões já tiveram como temas de discussão: residências e repúblicas para idosos, importância da atividade física na terceira idade e os 10 anos do Estatuto do Idoso.

HELLE ALVES - A jornalista Helle Alves ficou conhecida nacionalmente em 1967 quando foi a única repórter estrangeira presente em Valle Grande, cidade boliviana onde se encontrava o corpo de Che Guevara. Helle, agora com 81 anos, ministra um curso de Comunicação e Criatividade para um grupo de idosos, num Centro de Convivência de Santos, onde mora há mais de 15 anos.

Sempre engajada politicamente, apesar de não ser filiada a nenhum partido, diz que seu voto é sempre das pessoas e não dos partidos. Foi presidente do Centro Regional do Idoso de Santos e viajou três vezes a Brasília para debater sobre o Estatuto do Idoso. A aprovação do Estatuto foi conquistada por ela e por vários integrantes do Centro Regional que juntos conseguiram arrecadar cerca de 10 mil assinaturas no abaixo-assinado entregue aos governantes.

Atualmente, a jornalista escreve eventualmente para poucos veículos de comunicação e não abandona a luta pelos idosos. Ela dá aulas, há 13 anos, de Comunicação e Criatividade para pessoas da terceira idade. Com essas aulas surgiram três livros que ela escreveu em conjunto com os alunos: “Memória do século”, “Envelhecer não dói” (auto-ajuda) e “A hora e a vez da terceira idade”.

Jornalista responsável:
Lara Seixas – MTB: 45.103
Assessoria de imprensa de vereador Adilson Jr.
(13) 8117.8203 / 7810.3672 / id 96*16503