Audiência debate recepção de turistas

Objetivo foi discutir maneiras de manter turistas em Santos

1 curtiu

Audiência Pública debate recepção de turistas em Santos

Com o objetivo de discutir novas maneiras de atrair e manter os turistas na cidade de Santos, a Audiência Pública “Sistemas e oportunidades econômicas para a recepção de turistas e os interesses sociais”, de iniciativa do Vereador Braz Antunes Mattos Neto (PPS), realizada na última terça-feira, na Sala Princesa Isabel (Paço Municipal), atraiu cerca de 90 pessoas interessadas no assunto.

Dentre os presentes, o Diretor do Concais, Flavio Brancato, o Chefe do Departamento de Atividades Turísticas da Secretaria Municipal de Turismo, Marcelo Fachada, o Delegado Regional de Turismo Luciano Cascione, representando o Secretário Estadual de Turismo, empresários do ramo hoteleiro, membros do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, proprietários de agências de turismo, guias de turismo, empresários do setor de transportes, comerciantes permissionários do Mercado Municipal, estudantes de turismo e demais interessados no tema. Foram discutidas por mais de três horas estratégias e ações que possam seduzir os turistas que vêm a Santos para embarcar nos cruzeiros marítimos a voltarem à Cidade, ou que permaneçam por alguns dias antes do embarque ou após o desembarque dos navios.

Algumas das idéias sugeridas movimentaram a audiência e levantaram polêmicas, tais como o Check In (despacho das bagagens) ser feito um dia antes do embarque nos navios, a reurbanização da área ao redor do Concais - que é um dos mais modernos da América Latina mas necessita de cuidados externos - e incentivos por parte da Codesp, da prefeitura e da iniciativa privada.

De um lado, o SinHores, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares da Baixada Santista, e o engenheiro Anuar David Assad, proprietário do Hotel Fenícia, afirmando terem perdido clientes que antes costumavam passar as férias de verão em Santos, consumindo e gerando renda para a Cidade.
Do outro, o Diretor do Concais, Flavio Brancatto, dizendo que o terminal tem todo o interesse em manter os turistas na cidade, porém o incentivo deve partir de uma parceria entre a Prefeitura e os empresários da hotelaria e do turismo.

A Audiência contou também com a apresentação da artista Gisele Prata Real,
que viaja o mundo todo fazendo belíssimas esculturas em areia. Ela participa
do Festival Internacional de Esculturas em Areia, evento que este ano foi
realizado na Itália e em Portugal e falou da importância de incluir o Brasil e especialmente o município de Santos no roteiro desse festival. O Vereador Braz já intermediou o contato entre a escultora e o governo municipal para que Santos, que representa o berço da escultura em areia no País, possa efetivamente fazer parte desse importantíssimo roteiro cultural. Escultores de todo o mundo manifestam interesse em participar de eventos no Brasil, ou seja, uma grande oportunidade para o fomento do turismo e da economia da nossa Região.

Em determinada época, rejeitávamos os turistas que vinham da capital paulista e do interior. Mas felizmente, para o bem da nossa região, o santista mudou o pensamento e atualmente reconhece que precisa do turista”, comenta o Veredor Braz.Todas as idéias foram registradas. A ata da audiência será encaminhada  a todos os órgãos municipais, estaduais e federais ligados ao tema, para que uma nova estratégia seja traçada com o intuito de melhorar ainda mais o turismo na cidade de Santos e na Região.

Gabinete - vereador Braz Antunes
brazvereador@camarasantos.sp.gov.br