Audiência debate preservação do patrimônio

Desabamentos de imóveis antigos preocupam

A manutenção e preservação de edifícios considerados patrimônio arquitetônico e cultural de Santos será tema de audiência pública nesta terça-feira (dia 12), às 14 horas, na Sala Princesa Isabel, da Câmara Municipal de Santos. A convocação, feita pela Comissão Permanente de Cultura e pela Comissão Especial de Vereadores que trata do assunto, foi proposta pelo vereador Reinaldo Martins (PT), tendo em vista os desabamentos de imóveis antigos ocorridos nos últimos anos no Centro Histórico de Santos.

Estão confirmadas as presenças da arquiteta especializada na área de restauro, Jaqueline Fernández Alves, mestra e doutoranda em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP e professora da Universidade Santa Cecília; do arquiteto Gustavo Nunes, que atua na área de projetos e construções e tem desenvolvido trabalhos em edificações de interesse histórico; do engenheiro José Roberto Zonis, com atuação em vários conselhos municipais e em debates sobre a produção imobiliária na Cidade; além de membros do Órgão Técnico de Apoio do Condepasa, seção que oferece a estrutura mínima para análise dos processos que tramitam pelo Conselho.

O objetivo do encontro é provocar um debate público envolvendo profissionais de engenharia e arquitetura, além de autoridades e organismos responsáveis,  sobre medidas que possam assegurar o cumprimento da legislação que regula a manutenção de edifícios, a preservação do patrimônio cultural, bem como a segurança dos santistas que moram, trabalham ou circulam pelo Centro Histórico da Cidade.

Gabinete do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Rua XV de Novembro, 103/109 Sala 20 - Centro Histórico de Santos
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182