Audiência debate a situação da população de rua

Santos tem mais de 500 pessoas vivendo nas ruas

Curtir

Atualmente Santos possui 507 pessoas adultas vivendo das ruas, sendo as maiores concentrações nas zonas central e da orla

Na terça-feira, 18/08/09, a sala Princesa Isabel foi o local escolhido para a realização de audiência pública, presidida pelo vereador Adilson Júnior (PT), que discutiu a situação da população de rua. O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Teixeira Filho, e sua equipe apresentaram os resultados do último censo realizado pelo município em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em maio deste ano.

O Censo foi aplicado em 507 pessoas, sendo que dessas 388 dormem nas ruas e 119 possuem algum tipo de abrigo. A maior concentração, com 225 pessoas, está na zona central do município, com grande incidência nos bairros do Centro, do Paquetá e da Vila Mathias. Porém a zona da orla e a chamada zona intermediária da cidade não apresentam situação muito diferente, com respectivamente 186 e 96 moradores de rua. Segundo os dados do Censo, a região dos morros ficou com índice zero.

Diante dos levantamentos apresentados e da divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, a conselheira municipal de Habitação dos Moradores de Rua, Vandete da Costa Silva, sugeriu a criação de um Centro de Convivência. “Seria um lugar com alimentação, cursos, sala de leitura, atividades esportivas e culturais, além de um balcão para comercialização dos produtos confeccionados por eles. A idéia é tirá-los da ociosidade para que não sobre tempo para o álcool ou as drogas e que ainda levante a auto-estima”.

Como alternativa a sugestão Teixeira Filho comentou que atualmente a Secretaria possui parceria com entidades para o desenvolvimento de alguns desses projetos. “O Centro de Convivência é uma idéia que será estudada, porém esse local oferecerá respaldo durante o dia, mas é preciso pensar nas 24 horas diárias”, e completou “estamos trabalhando em um projeto que dará auxílio àqueles que trabalham com a coleta de materiais recicláveis para que não precisem dormir sob as carroças”.

ÍNDICES - O censo municipal levantou que do total de população adulta de rua, 89,5% são homens e desses 54,9% possuem entre 30 e 49 anos. Além disso, 79,5% não são de Santos, a maioria 47% veio para a cidade a procura de trabalho.

Dentre os motivos que levam as pessoas a viver nas ruas está em primeiro lugar as brigas em família, responsável por 29% dos casos, e em segundo o desemprego, com 17,7% das conseqüências. Dos 507 pesquisados, 78% disseram que conseguem se alimentar diariamente, 55,6% possuem algum tipo de documento e 29,3% moram nas ruas a mais de 5 anos.

“Acredito que a realização de cursos profissionalizantes e re-inserção no mercado de trabalho é a principal atitude a ser tomada. Eles precisam voltar a ter noção de responsabilidade, porque sem essa noção adianta”, expôs o munícipe José Raimundo de Souza.

Para Uriel Villas Boas, do Fórum da Cidadania, a comunidade também tem de participar. “Além dos três poderes, os munícipes, os comerciantes, a comunidade como um todo também tem de se engajar, afinal são eles que vêem e sentem esses problemas em suas vizinhanças”, enfatizou.

Por conta da sugestão, o secretário se comprometeu a realizar em parceria com os municípios da região uma conferência sobre o tema.

O vereador Adilson Júnior (PT) ressaltou a importância do assunto. “Como representante do povo assumo o compromisso de acompanhar as questões relacionadas ao tema, acreditando que temos de dar ênfase a dois aspetos iniciais, a situação dessas pessoas que estão a mais de 5 anos nas ruas e o desenvolvimento de ações para que esse número não aumente a cada ano”, e finalizou, “Levarei as propostas apresentadas aqui ao Conselho Municipal de Assistência Social e apresentarei junto à Câmara uma proposta de criação de Comissão Especial de Vereadores para tratar essas questões”.

Jornalista responsável:
Lara Seixas – MTB: 45.103
Assessoria de imprensa de vereador Adilson Jr.
(13) 8117.8203 / 7810.3672 / id 96*16503