Audiência conta com participação de secretários

Tema foi sobre o Plano Diretor do Município

Mediando a primeira audiência pública sobre o Plano Diretor do Município como vereador, Sadao Nakai (PSDB) contou com a presença de três secretários municipais, além de representantes de vários setores da sociedade. Engenheiros da construção civil, advogados, pescadores, empresários, ONGs, munícipes e políticos da região puderam acompanhar, na última quarta-feira (29/04/09), a exposição do Secretário Municipal de Planejamento, Bechara Abdalla Pestana Neves, na sala Princesa Isabel, que recebeu, aproximadamente, 70 pessoas. O evento, que teve início às 19:50h e terminou por volta das 22:30h.

“É claro que todas as audiências públicas são de extrema importância mas, com certeza, de todas em que participei este ano, esta foi uma das mais importantes pela presença maciça de representantes de segmentos da economia santista”, afirmou Pestana Neves.

Além do Secretário de Planejamento, estiveram presentes o Secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, a Secretária de Turismo, Wânia Seixas e os vereadores Fábio Alexandre de Araújo Nunes (PSB), Marcelo Costa Del Bosco Amaral e Braz Antunes Mattos Neto (ambos do PPS). Justificaram ausência os vereadores Benedito Furtado (PSB), Cassandra Maroni Nunes e Telma de Souza (ambas do PT).

Aquino ressaltou a importância da abertura de diálogo com a sociedade civil através de audiências públicas e demonstrou entusiasmo ao comentar sobre o trabalho do Poder Legislativo em parceria com o Executivo. “Essa audiência pública do Plano Diretor serviu como um primeiro termômetro para o poder Executivo e para o Poder Legislativo. Quanto maior a atuação nas checagens preliminares, mais conflitos são reduzidos no futuro. O Poder Legislativo atuando nesta questão do Plano Diretor sinaliza para a população uma abertura diretamente ao Poder Executivo. Muitas vezes a população fica receosa em falar só com o Executivo. Por isso, é muito positivo o Poder Legislativo tomar iniciativas como essas e o Sadao tem mostrado maturidade ao realizar este trabalho. Quanto mais audiências públicas preparatórias acontecerem, melhor é para nossa Cidade”.

Já a Secretária de Turismo, Wânia Seixas, analisou a relação do Turismo com o Plano Diretor e destacou o aumento de postos de trabalho neste segmento. “Quando você fala em crescimento econômico numa Cidade como Santos acho que o Turismo está inserido. Mesmo com a crise econômica estampada nos jornais, o setor que mais cresceu na nossa região, no nível de emprego, foi na área de Turismo, com 26%. O Plano Diretor é uma discussão necessária, estamos traçando um plano específico para a área de Turismo que somará ao Plano Diretor do Município”.

Os munícipes também opinaram e deram sugestões nos microfones do plenário. “Esta audiência contribuiu muito para esclarecer várias questões. Quero participar de todas as audiências que forem realizadas sobre o Plano Diretor e vou incentivar o pessoal da minha associação a comparecerem, porque vale a pena participar”, destacou a vice-presidente da Organização Unidos do Macuco, Kátia Christina Fonseca da Silva.

Para o presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) sobre o Plano Diretor do Município, Sadao Nakai (PSDB), a experiência foi muito positiva e esclarecedora. “Quero agradecer a participação de todos nesta audiência pública, em especial aos secretários municipais, Sérgio Aquino e Wânia Seixas, que permaneceram até o final desta longa, porém proveitosa audiência pública, e ao Secretário de Planejamento, Bechara Abdalla Pestana Neves, pelo apoio empenhado nesta comissão. Gostaria, também, de parabeniza-lo pela exposição e deixar mais uma vez nosso mandato à disposição para contribuir no que for possível para o aperfeiçoamento do Plano Diretor”.