Atletas que participaram de Triatlon Internacional recebem medalhas

Iniciativa partiu do vereador José Lascane

Curtir

Aconteceu na última quarta-feira 7/05/08 na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, a entreta da medalha XVII Triatlo Internacional de Santos. De iniciativa do segundo vice-presidente da Câmara, o vereador José Lascane (PSDB), a solenidade reuniu vários atletas, dentre eles, 26 homenageados. O vereador classificou ser o evento esportivo realizado na Cidade de Santos, além de um incentivo ao esporte, faz com que Santos ostente como sendo a Cidade mais esportiva do Brasil.

Discurso do vereador José Lascane

Sr. Presidente
Srs.(as) Vereadores(as)
Srs. Componentes da Mesa

O Triatlo Internacional de Santos é a mais importante promoção do gênero no país, que foi gerada a partir do esforço de um esportista chamado Núbio de Almeida.

Tenho a honra e o privilégio de, desde o início, ter acreditado nesta proposta, vendo nela grandes resultados. Que viriam junto com o aperfeiçoamento físico e mental gerado pelo esporte, garantindo que Santos continuasse a ostentar com cada vez mais brilho o título de cidade mais esportiva do Brasil. É de minha autoria a lei número 795, de 11/11/91, que oficializou a competição e inseriu no calendário turístico de Santos esta cruzada dos tempos do futuro.

Os canais internacionais da imprensa escrita, televisada e radiofônica estiveram voltados para Santos neste 18º TRIATLO INTERNACIONAL DE SANTOS que eleva a cidade à condição de CAPITAL NACIONAL DO TRIATLO.

Nesta competição, estiveram os principais triatletas do mundo.
Ganha a cidade e sua gente, com milhares de turistas vindos para a competição. Ganha o esporte que multiplica o número de participantes, com um número extraordinário de atletas correndo, pedalando e nadando.

Está ao alcance de todos, dos 14 aos 70 anos, na faixa etária dos participantes deste triatlon, a superação dos próprios limites a partir da vontade e da dedicação, no resgate do espírito olímpico. Lá, não existem perdedores, são todos vencedores e merecedores de medalhas – após vencer 10 quilômetros de corrida, 40 de ciclismo e 1,5 de natação.

É na perspectiva da afirmação da superioridade do homem sobre a máquina, que temos o compromisso de enaltecer este tipo de iniciativa, que valorizando a disciplina leva a espécie humana a acreditar na possibilidade de alcançar objetivos. O triatlo de Santos é a manutenção e a evolução do espírito esportivo, iniciado sistematicamente pelos egípcios há seis mil anos e coletivizado pelos gregos nas olimpíadas há 2 mil anos. Um esportista de fé não sucumbe quando as dificuldades se apresentam,. Por mais alcantilado e escuro que parece o percurso, olha para frente à procura de horizonte mais claro – a linha de chegada –  vendo um destino de felicidade.

A coisa mais certa é sermos, todos, uma parte de um evento imponderável: seja da vida, seja da competição esportiva. Homenagear a  Associação Santista de Triatlon e os triatletas santistas melhores classificados tem um sentido imediato, e outro, mais simbólico. Reconhecemos o esforço, a direção e os resultados magníficos desses atletas e incitamos o mundo à ética de um jogo cristalino.

A ética tem um significado coletivo. Quando endeusada atinge o autoritarismo.
O esporte é ético porque tem um comportamento coletivo irrepreensível, e nós, não podemos continuar impassíveis aos fatos, pois corremos o risco de sermos coniventes, os herdeiros e artífices de um jogo cruel assim, em que já não se tem mais à disposição esportiva do proceder, vivemos não o que parece ser uma crise, mas a possibilidade aterradora de tudo ser assim mesmo.

Aos cidadãos santistas, em especial, o vosso exemplo e da Associação Santista de Triatlo que em 18 anos de existência, consumou a vitória de correr contra o tempo, nadar contra a maré e pedalar ao vento contrário destes tempos atribulados, nós tecemos merecidas e loas e engalanamos as vossas ações.

Nossa saudação a esta batalha social de expansão esportiva, cura e regeneração da sociedade em vias de explosão e desorganização social. Saudações e saúde aos forjadores deste coletivo do triatlo, aberto e democrático, líderes na vitória da vida contra a morte. Antes de separar, o esporte integra e equaliza, oferece a consciência da missão suprema de manter a vida. Esta é a ideologia dos que propagam esta missão.

É nela que o homem se exalta como espécie superior, capaz de adequar-se ao meio e superá-lo, não degradá-lo. Vencendo o ar com seus músculos, cortando o mar com suas braçadas vigorosas, em busca do amanhã. Saúde aos heróis desta cruzada.

Santos, 07 de maio de 2008.
Professor José LASCANE
Vereador - P.S.D.B.