Associação dos Amigos do Museu dos Cafés

Entidade recebe Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas da Câmara Municipal de Santos.

Com a presença de empresários do segmento do café, lideranças da Associação Comercial de Santos e de várias instituições da sociedade santista, o vereador Reinaldo Martins entregou no último dia 13 de março, em cerimônia na Câmara Municipal, a Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas para a Associação dos Amigos do Museu dos Cafés do Brasil.

A entidade completou este mês nove anos e seu presidente, Guilherme Braga Abreu Pires Filho, aproveitou o evento para anunciar uma nova etapa de projetos e obras para o Museu do Café.

Durante a sessão solene, presidida pelo vereador e ex-prefeito Paulo Gomes Barbosa — cuja trajetória de vida tem a marca do café —, Reinaldo Martins destacou o papel da Associação no processo de revitalização do Centro de Santos.

"O DNA de toda a arquitetura civil do nosso centro histórico é o café. E o seu sistema nervoso central está representado na Bolsa Oficial do Café. Felizmente, alguns políticos e empresários com sensibilidade entenderam a importância de barrar o bota-abaixo de sua própria memória, pois muitos são parte da história do Centro de Santos, seja com seus negócios seja com sua origem familiar", lembrou o vereador.

Em seu discurso, Reinaldo resgatou todo o processo de criação da Associação e da instalação do Museu na Bolsa. "É importante destacar o perfil da Associação dos Amigos do Museu dos Cafés do Brasil porque, desde o início, foi concebida para garantir ao Museu uma dimensão nacional. Também sua estruturação como referência museológica tem buscado o intercâmbio com instituições acadêmicas, bem como com personalidades e organismos estatais e privados em várias partes do Brasil e do exterior", disse, ressaltando o retorno educacional, cultural e turístico que o trabalho da Associação no Museu traz à cidade.

BOAS NOTÍCIAS
Além de uma honraria, a Medalha Brás Cubas é também um grande estímulo para que a Associação dos Amigos do Museu dos Cafés do Brasil amplie e melhore o acesso da sociedade ao enorme acervo cultural que o café representa ao Brasil, disse o presidente Guilherme Braga Abreu Pires Filho.

Segundo ele, uma nova etapa será iniciada nos próximos meses, para permitir a expansão física do Museu e criar condições para ampliar seus serviços.

O projeto, explicou Guilherme, prevê acesso virtual às principais bibliotecas de café do país, instalação de cyber café e livraria, mirante, reativação do restaurante, entre outras melhorias. As mudanças já foram aprovadas pela Secretaria Estadual de Cultura e contarão com recursos da Associação Comercial de Santos. "O reparo do antigo relógio já vai começar".

Segundo o presidente, este esforço vai garantir melhores serviços a um público cada vez mais crescente. Nos últimos anos o Museu já foi visitado por mais de 70 mil pessoas. Só no ano passado, foram 13.713 estudantes, além de 2.965 turistas estrangeiros. De fato, o Museu, avalia Reinaldo, não só tem contribuído para valorizar o Centro, mas também se tornou uma referência turística. "Este trabalho merece apoio e reconhecimento de toda a sociedade santista".