Asfalto poroso pode absorver água da chuva

Proposta foi apresentada por vereador

A Camada Porosa de Asfalto (CPA), criado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), é uma ótima alternativa para minimizar os estragos causados pelas enchentes. O pavimento permeável é capaz de absorver a água da chuva e armazená-la em seu interior, já que os estragos causados pelos alagamentos são, em muitos casos, irreversíveis.

O problema, que afeta principalmente as grandes cidades, resulta em perdas de bens e até mortes. Foi pensando em uma solução para esse problema que o vereador Arlindo Barros (PSDB) apresentou um Projeto de Lei que dispõe a pavimentação desse material em ruas, asfaltos e estacionamentos em Santos.

A estrutura do asfalto é dividida em camadas. A primeira delas é a pista, composta de pequenas pedras, unidas pelo asfalto. Logo abaixo vem uma camada grossa feita com pedras grandes, que deixam vãos de 25% do espaço da camada, para que a água vinda da superfície seja armazenada. A Camada Porosa de Asfalto obteve resultados positivos nos testes pelos quais passou e já foi usada com sucesso na pavimentação de um dos estacionamentos da USP e na nova pista do Rodoanel. A diferença entre o asfalto poroso e o comum é perceptível, mesmo quando está fora de uso.

Os benefícios ambientais vão além de abastecer os lençóis freáticos e evitar alagamentos. Esse sistema funciona como um filtro (da mesma forma que a terra durante o processo natural) e retém na superfície as impurezas e substâncias tóxicas presentes na água. Ele também diminui a pressão dos sistemas de esgoto em áreas urbanas onde toda a água e resíduos precisam escoar durante uma chuva forte. Ele também auxilia no controle de inundações e da poluição.

Barros entende que o município deve seguir o atual entendimento jurídico de Compras Sustentáveis pelo poder publico, defendido pelo ministro Benjamin Zymler, vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). “É dever do Estado zelar por um meio ambiente sustentado e, por isso, o Estado pode criar licitações diferenciadas para produtos e serviços de empresas que sabidamente respeitam normas e critérios de ordem socioambiental.”, entende.

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470