Artista plástico é destaque durante homenagem

Na ocasião, vereador pede a empresários que invistam em projetos culturais

Durante homenagem da Câmara Municipal, Reinaldo pede a empresários da cidade que invistam em projetos culturais

Em um dos raros momentos, o Legislativo santista reuniu no último dia 10 de agosto, durante solenidade da Casa, empresários e artistas da cidade. Os vereadores Reinaldo Martins, Fábio Nunes e José Lascane, representando a Câmara, homenagearam três personalidades masculinas qe se destacaram em 2006. Tradicionalmente, a homenagem é feita a empresários e intelectuais.

Este ano, por indicação de Reinaldo, o artista plástico Fabrício Lopez foi escolhido para integrar o seleto grupo, formado ainda pelos empresários ligados ao porto Mozart Miranda Mendes e Antônio Carlos Sepúlveda.

Fabrício Lopez, mestrando em poéticas visuais pela ECA, participou de diversas exposicões coletivas, sendo o vencedor da X Bienal de Santos. Seus trabalhos já foram apresentados na França, Portugal, Canadá e integram acervos públicos das Pinacotecas de Santos, São Paulo, entre outras cidades, como Santo André.

No ano passado foi premiado pelo Governo do Estado no Programa de Ação Cultural, com a proposta, atualmente em funcionamento, de implantação de um ateliê no Valongo, região histórica de Santos.

No local, Fabrício desenvolve trabalhos em grande formato e uma pesquisa de cor e sobreposição pictórica através de xilogravura. "A atuação deste jovem artista não só contribui para a valorização do nosso centro histórico, mas serve como estímulo a outros artistas e também empresários da cidade a investirem em projetos que possam resgatar parte desta região que sofre com a degradação", ressaltou Reinaldo. O vereador fez um apelo ao empresariado de Santos para que patrocine projetos semelhantes de maneira efetiva.

A Cultura, disse Reinaldo, é sempre esquecida, geralmente ocupa o último lugar em uma lista de prioridades, mas é hora de assumir novas posturas, completou. "Vivemos hoje um momento feliz ao reunir dois segmentos que podem se traduzir em excelentes parcerias, beneficiando nossa cidade".

Ao agradecer a homenagem da Câmara, Fabrício afirmou que se tratava de uma celebração da coletividade. "A revitalização do nosso centro histórico passa diretamente por trabalhar as pessoas, tanto moradores quanto aqueles que pretendem instalar atividades comerciais.

A arquitetura, nós recuperamos. No entanto, muio mais complicado é transformar a consciência sobre o lugar em que se vive. E a manifestação artística tem um papel fundamental neste processo. Para revitalizar é preciso sensibilizar, estimular o desejo de querer compartilhar o mesmo espaço com igualdade e cooperação", disse ao público que lotou o plenário da Sala Princesa Isabel.

A solenidade foi conduzida pelo vereador Marcus de Rosis, presidente do Legislativo Santista, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas o secretário municipal para Assuntos Portuários, Sérgio Aquino, que representou o prefeito João Paulo Tavares Papa. A escolha dos homenageados ocorre por meio de uma Comissão Especial de Vereadores.

Assessoria do Gabinete
Vereador Reinaldo Martins