Artigo: Bicicletas e vidas

Apesar da ciclovia implantada na praia, um grande número de ciclistas em todos os horários do dia e da noite prefere circular pela avenida.

Ademir Pestana

Apesar da ciclovia implantada na praia, um grande número de ciclistas em todos os horários do dia e da noite prefere circular pela avenida, o que já causou diversos acidentes, alguns fatais como recentemente. E é por isso que apresentamos Projeto de Lei proibindo bicicletas na pista.

Já pedimos a fiscalização da CET para evitar as bicicletas na avenida da praia, inutilmente - e agora desejamos impor uma medida legal que possa ser cumprida e cobrada, para proteção da vida: a proibição efetiva de bicicletas em pistas a lado de vias em que existam ciclovias, para evitar acidentes.
Dizem os princípios do iluminismo que por vezes a liberdade oprime e a lei liberta. Os acontecimentos trágicos vitimando jovens na pista da praia e a permanência de grande número de bicicletas na pista levam à medidas eficazes visando mudar este quadro.

É certo que a atual ciclovia já não suporta o tráfego nela presente, o que se agravará a cada ano, construída já de maneira ineficiente, como denunciamos antes de sua realização quando propusemos a “Ciclovia do Sol” na pista separada por blocos, tornando-a mais ampla e drasticamente mais barata.

Soluções como ciclovias nas calçadas dos canais, sempre adiadas, foram também por nós proposta há anos, assim como a separação do tráfego da ciclovia do porto, finalmente realizada e pelo que saudamos o prefeito. Agora, é preciso disciplinar e organizar o sistema cicloviário, instalando a Ciclovia do Túnel que pedimos há tanto tempo evitando mortes que ocorrem amiúde.

As ciclovias devem ser feitas onde existe o maior número de acidentes e não o contrário, como tem sido feito. Na divisa ocorre um massacre de ciclistas e o que se fez foi uma ciclovia na ponta da Praia. Nossa política é salvar vidas e este é nosso trabalho como legisladores, que exige apoio dos cidadãos para se concretizar.

Ademir Pestana - vereador