Arlindo luta para que cemitérios se adaptem a nova lei

Câmara deverá promover audiência pública

O vereador Arlindo Barros (PSDB) apresentou um requerimento para a realização de uma audiência pública para tratar da Resolução CONAMA Nº. 368 onde todos os cemitérios municipais e particulares deverão adequarem-se até o dia 31 de dezembro de 2010, apresentando critérios para descontaminação dos cemitérios públicos e particulares existentes antes de 2003. O objetivo desse encontro seria avaliar se o executivo está tomando medidas para evitar que a cidade não consiga cumprir o cronograma no prazo estipulado.

A ideia do vereador é que esse encontro englobe não só o município de Santos, mas dos nove municípios da Baixada Santista. "É uma questão importante, pois mexe com a saúde das pessoas, já que os cemitérios contaminados contém o líquido cadavélico necrochorume, capaz de causar várias doenças como diarréia, febre entre outros".

Barros explica que no Estado de São Paulo, a CETESB está cuidando do cumprimento pleno dessa Resolução, sendo que os municípios de São Paulo, Avaré e Itu já estão providenciando a remobilização dos resíduais do necrochorume, secos e retidos no solo, pelas águas pluviais infiltradas e que na questão de Santos, não sabe de nada a respeito "Tenho receio que essa questão só vai ser resolvida na última hora e quem vai pagar com isso será a população", entende.

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470