Arlindo Barros quer a instalação de "Papa Bitucas"

Objetivo é deixar a cidade mais limpa

1 curtiu

O vereador Arlindo Barros (PSDB) quer estudos para a implantação do "Papa-Bitucas" junto aos prédios públicos e autarquias de Santos. O objetivo é deixar a cidade mais limpa.

A ideia foi baseada no projeto do Shopping Palladium, em Curitiba que busca ajudar na despoluição de ruas, solos, rios, reutilizando as bitucas de cigarro de forma consciente e sustentável.

Além disso, devido ao fato da Lei Anti-Fumo, em vigor desde maio de 2009 em todo o Estado de São Paulo, o vereador entende que é uma maneira de conscientizar os consumidores sobre os prejuízos do fumo para a saúde, como também a importância da destinação correta dos resíduos.

O "Papa Bitucas" seria a substituição dos cinzeiros, pelo fato de não poder fumar em locais fechados e substituir por suportes especiais para que os consumidores e as pessoas que circulam pela região, possam colocar ali as bitucas de cigarro para serem recicladas.

As bitucas reunidas viram uma pasta, produzida com fertilizantes, sementes, adesivos e material orgânico, para ajudar na sustentação de terrenos onde haja probabilidade de erosão, como morros na beira de estradas, e produção de papel.

"Os restos de cigarros deixados em calçadas, demoram cerca de cinco anos para se decompor, provocando o entupimento de bueiros que, em períodos de chuvas constantes, causam grandes enchentes", diz Barros.

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470