Área de risco nos morros é tema de audiência

Objetivo é traçar plano de prevenção

Devido a grande quantidade de chuva registrada em Santos, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, o vereador Arlindo Barros (PSDB), através da Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos e Transporte, vai realizar audiência pública na próxima terça-feira (dia 15), às 19 horas, na Sala Princesa Isabel. O objetivo é elaborar um plano de prevenção e ação para os morros de Santos em caso de calamidade por excessos de chuvas.

Como em todo o início de ano, o período de chuvas fortes vem castigando os moradores da região dos morros de Santos, provocando escorregamentos de terra, e a retirada temporária de famílias das áreas de risco. Muito se argumenta que existe um despreparo do Poder Público para prevenção de possíveis desastres. Além disso, o número de ocupações irregulares nos morros cresce cada vez mais. "Isso influencia um número maior de deslizamentos nas áreas de risco, já que essas casas foram construídas sem condição nenhuma de segurança", diz Barros.

Para o engenheiro ambiental Eduardo Lustoza, a audiência vai servir para expor os problemas na região, sem causar alarde, e para elaborar um plano que considera essencial para proteção dos morros. "Existe risco de desabamentos nos morros sim, mas não da gravidade que vemos em outras regiões do País. É necessário que o Executivo elabore planos para exigir um padrão de construção para as encostas, dimensionar as galerias pluviais, entre outros".

O vereador acredita que o encontro vai ser positivo para saber as ações da Prefeitura. "Penso que o Executivo, as secretarias de Obras e de Meio Ambiente, Defesa Civil e Bombeiros têm técnicos capazes de se empenhar nessa avaliação de risco dos morros. Juntando isso ao que nós vamos propor, tenho certeza que a população que vive nesta situação nos morros vai ganhar", entende Barros.

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470